POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: ALGUNS REFERENCIAIS
Abstract
O trabalho infantil ainda é uma realidade bastante presente na maioriadas nações mundiais e não é diferente no caso brasileiro. Apesar das disposições normativas que asseguram a proteção integral às crianças e adolescentes e dos programas e ações voltados à erradicação do trabalho infantil, esta prática que viola os direitos fundamentais da população infanto-juvenil continua existindo. A exploração da mão-de-obra infantil viola outro direito fundamental, que é o direito à educação, na medida em que a inserção precária no mercado de trabalho afasta as crianças da escola, o que contribui para a continuidade do círculo de exploração e de violação de direitos. Investigar a relação entre as políticaseducacionais e a erradicação do trabalho infantil foi um dos objetivos da presente pesquisa, que também procurou verificar em que medida os dispositivos constitucionais e infraconstitucionais de proteção aos direitos das crianças e adolescentes são efetivados pelas políticas públicas. Palavras-chaves: Direitos Fundamentais; Educação; Políticas Públicas; Trabalho Infantil.Downloads
Published
2014-05-12
Issue
Section
Direito, cidadania e Políticas Públicas