ADOLESCÊNCIA, GÊNERO E RAÇA: UM OLHAR SOBRE A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO
Resumo
O presente estudo tem como tema a investigação dos marcadores sociais de gênero e raça no âmbito do sistema socioeducativo. A delimitação da pesquisa está centrada na compreensão de como tais marcadores impactam a vivência de adolescentes submetidos à medida de internação. O objetivo geral da pesquisa consiste em examinar de que maneira os marcadores de gênero e raça influenciam essa experiência, buscando-se, a partir do desenvolvimento do trabalho, alcançar os seguintes objetivos específicos: apresentar as principais bases teóricas sobre gênero e raça, a partir dos autores Heleieth Iara Bongiovani Saffioti, Raymundo Nina Rodrigues, Frantz Fanon e Lélia Gonzalez; contextualizar a medida socioeducativa de internação no Brasil; e analisar as intersecções de gênero e raça no contexto do cumprimento da medida socioeducativa de internação. Para guiar essa proposta investigativa, estabelece-se o seguinte problema de pesquisa: de que maneira as categorias de gênero e raça atravessam a experiência de adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa de internação? A abordagem metodológica adotada neste estudo ancora-se no método dedutivo, articulado ao procedimento monográfico. A construção do referencial teórico fundamenta-se em duas técnicas principais: a pesquisa documental e a bibliográfica. Os resultados indicam a predominância de adolescentes negros e meninos cisgênero no sistema socioeducativo, apontando para uma seletividade racializada e um padrão de invisibilização de outras identidades de gênero. A análise sugere que os marcadores sociais de gênero e raça condicionam de forma desigual o acesso a espaços, oportunidades e direitos, moldando as trajetórias dos adolescentes por meio de processos de exclusão, estigmatização, invisibilização e violências - sejam elas simbólicas ou físicas - nos períodos anteriores, concomitantes e posteriores ao cumprimento da medida de internação.