A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAR O ACESSO E A PERMANÊNCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO

Natalia Alberton Dorigon, Rosiane da Rosa Bianco

Resumo


O presente estudo aborda os direitos fundamentais à educação e ao trabalho das pessoas com deficiência. O objetivo geral da pesquisa é demonstrar a importância da inclusão escolar do educando com deficiência a fim de viabilizar o seu acesso ao mercado formal de trabalho. A escolha do tema se deu pelo reconhecimento de que a trajetória das pessoas com deficiência na historicidade é marcada pela negação e inviabilidade de direitos e por entender que a educação básica possui um papel fundamental na vida de todo ser humano, pois possibilita o acesso aos demais direitos fundamentais como o direito ao trabalho formal, por exemplo. Para a elaboração do presente estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, o método de abordagem dedutivo, o método de procedimento monográfico e no que tange a técnica de pesquisa ela é bibliográfica. Com a presente pesquisa foi possível compreender, dentre outras questões, que a educação inclusiva proporciona o mínimo necessário para o acesso e permanência da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho.

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