A MEDIAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ENFRENTAMENTO AOS CONFLITOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

JorgeVictor Saldanha Priebe, Yasmim Pereira Dias

Resumo


Tem-se como temática central da presente pesquisa observar se a política pública judiciária de tratamento adequados dos conflitos, a qual tem a mediação como instrumento, serve para enfrentar o atual contexto conflitivo em âmbito educacional. Em sendo assim, como objetivo principal buscar-se-á compreender os meandros do fenômeno social –conflito escolar– para que seja possível uma dimensão mais apurada de se a ferramenta de resolução de conflito é capaz de dar respostas positivas no sentido de tratamento destes. Nisto, a problemática que será enfrentada durante o desenvolvimento do texto origina-se no fato de que os conflitos em âmbito educacional possuem peculiaridades que nem sempre conseguem respostas adequadas com ferramentas tradicionais. Para examinar a proposta, optou-se por utilizar o método de pesquisa bibliográfico. Ao fim, concluiu-se que existe um liame interessante no qual as atividades mediatórias poderiam ser exercidas em larga escala. Entende-se assim, visto que a complexidade conflitiva encontrada no âmbito escolar encontra guarida nos princípios orientadores deste instrumento. No entanto, a falta de mecanismos que possam demonstrar numericamente como esta prática de desenvolve realmente, torna esta cultura autocompositiva deficitária, e, atualmente, pouco atraente para novas adesões, sendo esta uma barreira a ser transposta.

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