O PAPEL (TRANS)FORMADOR DO ENSINO JURÍDICO E O ACESSO À JUSTIÇA

Maini Dornelles

Resumo


O acesso à justiça é comumente tratado como sinônimo de acesso à jurisdição, o que tem levado o sistema judiciário brasileiro a apresentar índices de morosidade. O paradigma estruturado, perpassa tanto pela sociedade quando pelos operadores do direito, que são formados, em regra, para atuar em litígios. Posto isso, pretende-se neste trabalho responder a seguinte problemática de pesquisa: promover mudanças no ensino jurídico para uma formação voltada à prevenção, além do tratamento de conflitos, pode ser um instrumento de acesso à justiça? Para estruturar o estudo e responder o problema proposto será utilizado como método de abordagem o dedutivo, partindo de uma análise geral para uma específica, como técnica de pesquisas, será utilizada a bibliográfica. Ao final será respondido que sim, romper com a cultura da beligerância desde a formação dos operadores do direito, permite formar profissionais colaborativos, que promovem o acesso à justiça para além dos Tribunais.

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