Uma pequena Europa na Serra Gaúcha: as apropriações culturais na arquitetura do espaço urbano de Gramado (RS)

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT) http://orcid.org/0000-0003-1815-4457
  • Franciele Berti PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11662

Palavras-chave:

Imigração, Arquitetura, Serra Gaúcha.

Resumo

Discute-se as apropriações culturais na arquitetura do espaço urbano de Gramado (RS). Para tanto, por meio de visita de campo, foram mapeadas 10 edificações. Na oportunidade, empregando a observação sistemática, realizou-se os registros fotográficos dos lotes em análise. Tencionando ir ao encontro da origem da difusão do estilo arquitetônico da cidade, adotou-se a coleta de dados de fonte documental, envolvendo registros de obras que narram a história do município [elaboradas por moradores de Gramado]. Os resultados evidenciaram que embora a migração italiana tenha sido mais quantitativamente mais expressiva na região, percebe-se a busca por uma identidade arquitetônica vinculada à etnia germânica. Este direcionamento da estética citadina parece estar atrelado à elite germânica que adquiriu terras em Gramado no final da década de 1930, bem como a um personagem histórico [descente de imigrantes germânicos] diretamente ligado ao setor turístico da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

GRADUADO, MESTRE E DOUTOR EM HISTÓRIA, ATUA COMO PROFESSOR E PESQUISADOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA FACCAT, PESQUISANDO TEMÁTICAS RELACIONADAS À IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA, IDENTIDADES E PATRIMÔNIO VINCULADAS AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

Franciele Berti, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

Mestranda em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Possui graduação em Eventos (2015) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e especialização em Turismo (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática de (re) produção do espaço urbano, especialmente transformações advindas da atividade turística.

Downloads

Publicado

2018-01-06

Como Citar

Gevehr, D. L., & Berti, F. (2018). Uma pequena Europa na Serra Gaúcha: as apropriações culturais na arquitetura do espaço urbano de Gramado (RS). Ágora, 20(1), 48-57. https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11662

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Étnicos e Migrações: perspectivas históricas e atuais