Ágora

Revista do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul

Imagem para capa da revista

SOBRE A REVISTA

No ano de 1995, por iniciativa dos professores do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul, surgiu o periódico Ágora – Revista de História e Geografia. Ao longo dos anos, a revista científica constituiu-se em um instrumento para incentivar a publicação e divulgação de trabalhos inéditos desenvolvidos nas áreas de Geografia e História. Atualmente tem como seu objetivo divulgar a produção do conhecimento realizada nos campos do da Geografia, da História, do Turismo e da Gastronomia e, em suas interfaces com os estudos culturais, sociais, econômicos e políticos que contribuem para o entendimento da realidade, tanto na dinâmica espacial e temporal. Compreende um espaço aberto a todos os que apostam no diálogo interdisciplinar, em um mundo em constante e rápida transformação.

A Ágora é uma revista com publicidade semestral, e em sua programação habitual apresenta edições com temas mais abertos e com números voltados a uma dada temática, organizada sob a forma de dossiê. Cada número é programado e dirigido por um Editor, tendo um Conselho Editorial, a quem cabe o convite para a participação de autores. Para além desses convites, todos os interessados em colaborar com a revista podem apresentar as suas contribuições. Todas as submissões de trabalhos são previamente apreciadas pelo Conselho Editorial.

A Revista Ágora tem como propósito divulgar trabalhos inéditos de pesquisa, de ensino ou reflexões teóricas e metodológicas acerca dos temas propostos de forma integrada, com contribuição de especialistas das diferentes áreas. Visa proporcionar o intercâmbio com pesquisadores e autores de outras Universidades, reunindo interessados em temáticas comuns, sob múltiplas óticas e partilhando o saber e o saber-fazer em História, Geografia, Turismo e Gastronomia. Nesse sentido além, da participação de doutores no Conselho Editorial, a Ágora tem buscado estender o convite para a publicação de autores de renome nacional e internacional, estimulando uma rede de intercâmbio que valorize a Revista como meio de divulgação e como espaço para manifestações de associações ou entidades científicas ligadas a temática proposta.

Aproveitamos a oportunidade para reafirmar nossos agradecimentos aos integrantes do Conselho Editorial e Revisores ad-hoc, pelas contribuições e correções solicitadas através dos pareceres emitidos, os quais qualificam nosso trabalho. Agradecemos ainda pelo empenho na divulgação deste espaço aberto que permite novos debates.

Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que os artigos aqui disponibilizados suscitem reflexões e realimentam a iniciativa de novos escritos.

BASE DE DADOS

Atualmente, a revista Ágora está indexada nas seguintes bases:  
   
Indexador Abrangência
1. IBICT - CCN - http://ccn.ibict.br Nacional
2. Latindex - www.latindex.unam.mx Internacional
3. Sumários.Org - www.sumarios.org Nacional

Notícias

 

Revista Ágora (UNISC) v.21, n. 02 - Chamada de artigos - Dossiê: TECNOLOGIAS E GEOGRAFIA - Produção e Análise de dados, Teoria e Educação

 
TECNOLOGIAS E GEOGRAFIA
Produção e Análise de dados, Teoria e Educação

Organizadores:
Dr. Camilo Darsie – Universidade de Santa Cruz do Sul
Dr. Sandro Bortolazzo – Western Sydney University

Diferentes ferramentas tecnológicas têm auxiliado na produção e análise de dados geográficos, especialmente, nos últimos anos. Softwares e aplicativos de cartografia digital, geoprocessamento e imagens digitais de sensoriamento remoto são alguns dos exemplos que cumprem este papel. Contudo, vale lembrar que tais análises não se restringem às perspectivas física e cartográfica, pois impulsionam, também, discussões teóricas que emergem tanto no campo da Geografia quanto em outras áreas que se utilizam dos conceitos geográficos (espaço, território, paisagem, ambiente, redes, entre outros). Ainda, é possível destacar que o aumento da presença da tecnologia no contexto das práticas educacionais, relativas à Geografia, vêm oportunizando boas experiências que merecem ser contadas e discutidas.
Portanto, o dossiê temático “Tecnologias e Geografia – Produção e Análise de dados, Teoria e Educação” visa apresentar e discutir tais elementos por meio da colaboração de diferentes pesquisadores e profissionais que estudam e trabalham com tais ferramentas. Desta forma, a Revista Ágora 2019/2 convida autores/pesquisadores das mais diversas áreas afins a enviarem trabalhos científicos para compor o próximo número do periódico.

TECHNOLOGIES AND GEOGRAPHY
Production and Data Analysis, Theory and Education

Many technological tools have supported the production and analysis of geographic data, especially in the latest years. Software and applications for digital cartography, geoprocessing, and digital images of remote sensing are some examples that performed this role. Nevertheless, it is worth pointing out that such analyzes are not limited to physical and cartographic perspectives, as they also promote theoretical discussions that emerge both in the field of Geography and in other areas that use geographic concepts (space, territory, landscape, environment, networks, among others). It is still possible to emphasize that the increase of technological presence in the context of educational practices related to Geography have been favoring experiences that deserve to be telling and discussed. Therefore, the thematic dossier called "Technologies and Geography - Production and Data Analysis, Theory and Education" aims to discuss such elements through the collaboration of different researchers and professionals who study and work with such tools.
This way, Àgora Magazine 2019/2 invites authors/researchers of different areas to send in their scientific works to fill this periodic’s next number.
 
Publicado: 2019-05-23
 
Outras notícias...