Edição Atual

v. 23 n. 2 (2021)
Publicado: 2021-07-27

Editorial

  • Editorial

    Virginia Elisabeta Etges, Erica Karnopp, João Paulo Reis Costa
    1-3

Tema Livre

Ver Todas as Edições

 

SOBRE A REVISTA

No ano de 1995, por iniciativa dos professores do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul, surgiu o periódico Ágora – Revista de História e Geografia. Ao longo dos anos, a revista científica constituiu-se em um instrumento para incentivar a publicação e divulgação de trabalhos inéditos desenvolvidos nas áreas de Geografia e História. Atualmente tem como seu objetivo divulgar a produção do conhecimento realizada nos campos do da Geografia, da História, do Turismo e da Gastronomia e, em suas interfaces com os estudos culturais, sociais, econômicos e políticos que contribuem para o entendimento da realidade, tanto na dinâmica espacial e temporal. Compreende um espaço aberto a todos os que apostam no diálogo interdisciplinar, em um mundo em constante e rápida transformação.

A Ágora é uma revista com publicidade semestral, e em sua programação habitual apresenta edições com temas mais abertos e com números voltados a uma dada temática, organizada sob a forma de dossiê. Cada número é programado e dirigido por um Editor, tendo um Conselho Editorial, a quem cabe o convite para a participação de autores. Para além desses convites, todos os interessados em colaborar com a revista podem apresentar as suas contribuições. Todas as submissões de trabalhos são previamente apreciadas pelo Conselho Editorial.

A Revista Ágora tem como propósito divulgar trabalhos inéditos de pesquisa, de ensino ou reflexões teóricas e metodológicas acerca dos temas propostos de forma integrada, com contribuição de especialistas das diferentes áreas. Visa proporcionar o intercâmbio com pesquisadores e autores de outras Universidades, reunindo interessados em temáticas comuns, sob múltiplas óticas e partilhando o saber e o saber-fazer em História, Geografia, Turismo e Gastronomia. Nesse sentido além, da participação de doutores no Conselho Editorial, a Ágora tem buscado estender o convite para a publicação de autores de renome nacional e internacional, estimulando uma rede de intercâmbio que valorize a Revista como meio de divulgação e como espaço para manifestações de associações ou entidades científicas ligadas a temática proposta.

Aproveitamos a oportunidade para reafirmar nossos agradecimentos aos integrantes do Conselho Editorial e Revisores ad-hoc, pelas contribuições e correções solicitadas através dos pareceres emitidos, os quais qualificam nosso trabalho. Agradecemos ainda pelo empenho na divulgação deste espaço aberto que permite novos debates.

Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que os artigos aqui disponibilizados suscitem reflexões e realimentam a iniciativa de novos escritos.

BASE DE DADOS

Atualmente, a revista Ágora está indexada nas seguintes bases:  
   
Indexador Abrangência
1. IBICT - CCN - http://ccn.ibict.br Nacional
2. Latindex - www.latindex.unam.mx Internacional
3. Sumários.Org - www.sumarios.org Nacional