Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ágora?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇAO


Os manuscritos recebidos pela Ágora são submetidos à ferramenta de comparação de texto Similiarity Check, distribuída pelo iThenticate. A revista condena práticas antiéticas e parte da premissa de que os autores garantem a originalidade do documento e explicitam o uso de informações de outros autores referenciadas corretamente. Assim sendo, é possível que os autores recebam questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pela ferramenta utilizada.
Caso más práticas sejam confirmadas, o(s) autor (es) envolvidos receberão o aviso de rejeição e arquivamento do trabalho.

1. A Ágora – Revista de História e Geografia será publicada em português e/ou em espanhol. Serão aceitos, excepcionalmente, originais em alemão, francês e inglês, ficando a publicação condicionada à possibilidade de tradução e/ou indicação de relevância da veiculação em outra língua pelo Conselho Editorial.

2. Os artigos deverão ser, obrigatoriamente, inéditos no Brasil.

3. Os artigos deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitado o limite máximo de 20 páginas (40.000 caracteres), incluindo quadros, tabelas, ilustrações, notas e referências bibliográficas. Resenhas e notícias sobre fontes e arquivos não devem exceder 5 páginas (no máximo, 10.000

caracteres).

4. O texto do artigo deve observar as seguintes características: página A4, margem superior de 3 cm, margem inferior de 2,5 cm, margem esquerda de 3 cm, margem direita de 2 cm, fonteTimes New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5.

5. Na página inicial deverá constar título do trabalho (em português e inglês), nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) da formação e titulação acadêmica,

instituição(ões) de vinculação, endereço, e-mail.

6. Os artigos deverão ser acompanhados por três palavras-chaves (keywords), reproduzidas em português e inglês.

7. Os artigos deverão ser acompanhados de um resumo (abstract) com, no máximo, duzentos e cinqüenta (250) palavras, reproduzido em português e inglês.

8. As citações literais curtas, com menos de três (03) linhas, serão integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações literais de mais de três (03) linhas serão

destacadas no texto em parágrafo especial e “indentadas” (3 cm à direita da margem esquerda, fonte corpo 10, espaçamento simples).

9. As notas devem vir ao final do texto, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato:

sobrenome do autor /espaço/ ano de publicação: /espaço/ páginas), conforme o exemplo: (SILVA, 1997, p. 160-162).

10. A bibliografia deve seguir as normas da ABNT e vir após as notas, em ordem alfabética de sobrenome.
11. Serão aceitas resenhas de livros publicados (ou reeditados) no máximo até um ano, sendo a edição nacional, e no máximo até dois anos, sendo a edição estrangeira.

12. As resenhas terão, no máximo, cinco (05) laudas e obedecerão o mesmo formato dos artigos. Deverão, ainda, apresentar a referência completa das obras analisadas,

não recebendo título.

13. O envio dos trabalhos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Ágora – Revista de História e Geografia. Esta se compromete a informar os autores sobre a

pertinência ou não de sua publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.

Licença Creative Commons Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.