Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • O arquivo da submissão deverá estar em formato .doc ou .docx (desde que não ultrapasse 10MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídos no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores na página Sobre a Revista.
  • Os metadados deverão ser incluídos corretamente no sistema, incluindo todos os autores com seus respectivos dados, pois quando o artigo é publicado, o sistema insere automaticamente os autores que estão listados nos metadados, não podendo haver alterações posteriormente. Não pode haver pendências em relação ao autor da submissão e aos demais autores.
  • O(s) autor(es) informaram o seu registro ORCID nos metadados da submissão.
  • No caso dessa ser a sua primeira submissão, solicite o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.

Diretrizes para Autores

Normas de publicação

Para submeter artigos é necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.

1. A submissão de artigo deve ser realizadas pelo sistema da revista, disponível em https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/about

2. A Ágora – Revista de História, Geografia e Gastronomia é publicada semestralmente, sendo que os artigos podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

3. Os manuscritos recebidos pela Ágora são submetidos à ferramenta de comparação de texto Similiarity Check, distribuída pelo iThenticate. Cabe ao(s) autor(es) garantir a originalidade do artigo e referenciar informações de outros autores corretamente. Caso práticas inadequadas sejam confirmadas, o(s) autor(es) envolvidos receberão o aviso de rejeição e arquivamento do trabalho.

4. Os artigos submetidos são analisados pelos editores e, se respeitarem as normas para publicação e estiverem alinhados às áreas temáticas de interesse da revista, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade, tanto do revisor, como do(s) autor(es), são ocultadas.

5. Os editores se reservam o direito de propor ajustes textuais e de adequação às normas de publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressos nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

6. Os artigos devem ser originais e inéditos e não estar em avaliação para publicação em outra revista; caso contrário, deve-se apresentar justificativa ao editor.

7. As submissões podem ter no máximo três autores, sendo um deles necessariamente com título de mestre ou doutor. A participação de um mesmo autor e/ou coautor limita-se a um artigo por volume/ano.

8. O arquivo da submissão deve estar em formato .doc ou .docx.

9. Endereços de URL (websites/endereços eletrônicos), mencionados no corpo do texto, devem ser informados nas Referências.

10. Os artigos devem ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitado o limite mínimo de 15 e máximo de 25 páginas, incluindo quadros, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.

11. O texto do artigo deve observar as seguintes características: página A4, margem superior de 3 cm, margem inferior de 2,5 cm, margem esquerda de 3 cm, margem direita de 2,5 cm, fonte Calibri tamanho 12 e espaçamento 1,2 entre linhas.

12. O artigo não deve apresentar identificação dos autores em nenhuma página. A identificação do(s) autor(es) (formação, titulação máxima, filiação institucional, endereço completo, e-mail e ORCID) deve ser informada em metadados, no formulário da submissão online. A ausência desses dados do(s) autor(es) no cadastro da submissão implicará na devolução do texto.

13. A primeira página do artigo deverá conter: o título, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês. Os resumos devem conter até 250 palavras.

14. No texto, figuras e tabelas devem ser apresentados com os seus respectivos títulos (imediatamente acima) e fonte (imediatamente abaixo da figura). As expressões "Figura abaixo/acima" ou "Tabela que segue" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração sua localização pode ser alterada.

15. As citações literais curtas, com menos de três linhas, devem ser integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas. As citações literais de mais de três linhas devem ser destacadas no texto em parágrafo especial e “indentadas” (4 cm à direita da margem esquerda, fonte corpo 10, espaçamento simples).

16. Notas de rodapé são admitidas, mas devem ser limitadas. As citações e referências de autores no texto devem obedecer às normas vigentes da ABNT, conforme os exemplos a seguir:

- um autor: Santos (2006, p. 115)

- dois autores: Trucco e Fernández (2022, p. 16)

- três autores: Lombo, Schweitzer e Porto (2020, p. 156)

- mais de três autores: Theis et al. (2010, p. 20)

- autor no final da frase: (AREND; DEPONTI e SILVEIRA (2016, p. 113)

17. As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, como nos exemplos a seguir:

Livros:

SILVA, Maria Aparecida de Moraes. Errantes do fim do século. São Paulo: UNESP, 1999.

Capítulos de livros:

FARRELL, J. G.; ALTIERI, M. A. Sistemas agroflorestais. In: ALTIERI, M. A. (Org.) Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3.ed. rev. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p. 281-326.

Artigos de periódicos:

PICOLOTTO, E. L.; BRANDENBURG, A. Uma grande oportunidade: o sindicalismo e seus projetos de ecologização da agricultura familiar. Ambiente & Sociedade, v. 18, n. 3, p. 1-18, jul./set. 2015.

Artigos de anais:

OLIVEIRA, V. G. X.; TIRELLI, C. As políticas públicas de enfrentamento à estiagem 2019/2020 no Rio Grande do Sul. In: V SEDRES, 2021, Taubaté/SP. Anais do V SEDRES - Inovação, sociedade e desenvolvimento regional: repercussões e contradições nos territórios. Taubaté: Ed. UNITAU, 2021. Disponível em: <https://editora.unitau.br/index.php/edunitau/catalog/view/44/37/171-1> Acesso em: 19 abr. 2022.

Dissertações e teses:

SCHMITT, C. J. Tecendo as redes de uma nova agricultura: um estudo socioambiental da região serrana do Rio Grande do Sul. 2001. 395 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

18. Serão aceitas resenhas de livros publicados (ou reeditados) no máximo até um ano, para edição nacional, e no máximo até dois anos, para edição estrangeira.

19. As resenhas devem ter, no máximo, cinco laudas, respeitando o mesmo formato dos artigos. Devem, ainda, apresentar a referência completa da obra analisada.

20. O envio dos trabalhos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Ágora – Revista de História, Geografia e Gastronomia. Esta se compromete a informar os autores sobre a pertinência ou não de sua publicação.

21. O(s) autor(es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seão, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.