Ações para conscientização e prática da educação ambiental na cidade de Patos / PB/ Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v22i1.14239Palavras-chave:
Educação Ambiental, experiência, re-educação, valores socioambientaisResumo
A pesquisa resgata atividades desenvolvidas junto ao projeto de extensão Florestal Recicla que compõe o Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental (PASS), da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos (CSTR/UFCG). Este trabalho teve como motivação inicial a experiência profissional da autora, sob orientação dos coautores, atuando como educadora e geógrafa na iniciativa de oferecer contribuições relevantes às questões socioambientais, pela busca do consumo consciente e sustentável através da educação formal e não formal junto às comunidades, escolas e aos alunos graduandos que fazem parte do Programa. O estudo teve como objetivos capacitar alunos da equipe do PASS descrevendo as noções básicas sobre Educação Ambiental, colaborar com o blog Educador Ambiental-Patos no envio de textos, desenvolver palestras e oficinas aos alunos da Escola Pública, inteirando-os sobre o Meio Ambiente, o consumo consciente e os benefícios advindos da reciclagem, pesquisar textos e imagens afins ao Programa, para incluí-los no Boletim Florestal Recicla e criar objetos reutilizando os materiais reciclados. Através deste artigo procurou-se demonstrar que o papel do educador é trabalhar pequenas mudanças diárias que podem fazer a diferença na sociedade capitalista atual. Este é o novo desafio da educação e que não há como pensar Educação Ambiental desvinculada de valores tais como: solidariedade, respeito mútuo, responsabilidade individual e comprometimento. Embora não se possam resolver todos os problemas ambientais, o PASS procura desenvolver sua ênfase na educação, replicando experiências e sensibilizando quanto à necessidade de uma postura ambientalmente ativa destinada a busca da sustentabilidade.Downloads
Referências
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