Memórias consolidadas e silenciadas na revista “Ivatuba Progresso Constante”
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v22i1.15159Palavras-chave:
memórias, pioneirismo e história regional.Resumo
No ano de 1985, a pedido do então prefeito de Ivatuba (Paraná), Adolfo Semprebom, o jornalista londrinense Antônio Padilha escreveu e organizou uma revista sobre a história denominada de oficial do município. No presente artigo, é apresentada uma análise sobre esta publicação buscando compreender a construção de alguns discursos sobre a memória coletiva de Ivatuba, sob a ótica do “pioneiro”, considerado agente fundamental e percussor da ocupação e expansão da cidade. Nesse sentido, tornou-se fundamental atentar para os “não-ditos” como, por exemplo, a presença de indígenas, a rápida devastação da cobertura vegetal na região e suas implicações para o ambiente.Downloads
Referências
CANCIAN, Nadir. Cafeicultura Paranense: 1900-1970. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo 1977.
COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ. Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná. Ave Maria, 1977.
DIAS, Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo. Maringá e o Norte do Paraná: Estudos de História Regional. Maringá: EDUEM, 1999.
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: LE GOFF. História e memória. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003. p. 525-539.
LUZ, France. O Fenômeno Urbano numa zona pioneira: Maringá. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980.
MARTINS, José de Souza. Fronteira. A degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997.
MOTA, Lucio Tadeu. História do Paraná: ocupação humana e relações interculturais. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2005.
NEIVA, Artur Hehl. A imigração na política brasileira de povoamento. Boletim Geográfico. Conselho Nacional de Geografia, Rio de Janeiro: 8 (86): 151-183, maio, 1950.
PADILHA, Antônio. Ivatuba Progresso Constante. Londrina: Traço Publicações, 1985.
PELEGRINI, Sandra C. A.; DELMONICO, Renato. Patrimônio e apropriação popular na arquitetura modernista residencial de Maringá. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 4, 2009, Maringá: Anais... UEM/PPH/DHI, 2009. v. 1. p. 4.314-4.323. 1 CD.
PELEGRINI, Sandra C. A e RODRIGUES, João P. P. Ivatuba: História, memória e tradição paranaense. Unicorpore: Maringá. 2014.
STEINKE, Rosana. Ruas curvas versus ruas retas: A trajetória do urbanista Jorge de Macedo Vieira. 1. ed. Maringá Paraná: Eduem Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2007.
TOMAZI, Nelson Dacio. Norte do Paraná História e Fantasmagorias. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.
VELHO, Otavio Guilherme. “Frentes de expansão e estruturas Agrárias”. Editora Zahar, Rio de Janeiro. 1981.
ZORTEA, Alberto João. Londrina através dos tempos e crônicas da vida: homenagem aos pioneiros. São Paulo: Juriscredi, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.