AMBIENTES ALIMENTARES NA PERSPECTIVA DE UM MUNICÍPIO AGRÍCOLA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Marilene Cassel Bueno Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Thomé da Cruz Universidade Federal de Goiás
  • Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15362

Palavras-chave:

Alimentação saudável e adequada, Condições socioeconômicas, Comércio de alimentos,

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar os ambientes alimentares em um município agrícola de pequeno porte na região norte do Rio Grande do Sul, analisando a disponibilidade estabelecimento e de alimentos bem como o acesso dos consumidores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os consumidores urbanos, representantes de estabelecimentos que comercializam alimentos e a feira da agricultura familiar, um representante local de política de segurança alimentar e nutricional e uma profissional da saúde no município de Palmeira das Missões/RS. Utilizou-se como técnicas de pesquisa entrevistas semiestruturadas, observação e diário de campo. Os dados foram analisados por meio da análise do conteúdo por categorias do tipo temática. Foi observado maior concentração de estabelecimentos e de variedade de alimentos em bairros mais centralizados e/ou em bairros com perfil socioeconômico mais elevado; já nos bairros periféricos há maior presença de mini mercados, com disponibilidade de alimentos restrita, principalmente de alimentos in natura. Os consumidores não consideram a distância física um impeditivo para o acesso aos estabelecimentos. A renda mais elevada dos consumidores permite mais possibilidades de escolhas entre os estabelecimentos. Os estabelecimentos apresentam dificuldades em relação à disponibilidade e variedade de alimentos in natura devido à dependência de distribuidoras da região ou da Central de Abastecimento localizada em Porto Alegre/RS. A feira da agricultura também se localiza no centro e é estruturada com a participação de poucos agricultores familiares e pouca variedade de alimentos in natura. Portanto, observa-se que a disponibilidade de estabelecimentos e de alimentos e o acesso a alimentos no município é desigual e restrita principalmente aos consumidores com menores rendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Cassel Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fabiana Thomé da Cruz, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Agroecossistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Possui pós-doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG) e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento (PGDR/UFRGS).

Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (2003), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora do curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Cassel Bueno, M., Thomé da Cruz, F., & Nicolodi Francescato Ruiz, E. (2020). AMBIENTES ALIMENTARES NA PERSPECTIVA DE UM MUNICÍPIO AGRÍCOLA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Ágora, 22(2), 172-191. https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15362

Edição

Seção

Tema Livre