A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA: as especificidades dos municípios de Hulha Negra e Sant’Ana do Livramento (RS)

Autores

  • Marcelo Cervo Chelotti

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v14i1.1593

Resumo

Nos últimos anos, vários estudos, indicaram que a instalação de assentamentos rurais provoca significativas transformações socioespaciais no seu entorno, seja, na escala local ou regional, consequentemente, repercutindo diretamente em novas relações cidade-campo nos municípios com assentamentos ou próximos desses projetos. Assim, defendemos a idéia de que a relação cidade-campo não pode ser analisada da mesma maneira para os municípios de Hulha Negra e Sant’Ana do Livramento, ambos localizados na Campanha Gaúcha, em função de suas características estruturais e socioespaciais, pois a instalação de assentamentos rurais embora dentro de um mesmo processo, provoca distintas relações no contexto particular de cada município. Ao estudarmos as relações cidade-campo a partir da instalação de assentamentos rurais em determinados municípios, temos que nos atentar para as especificidades socioespaciais de cada município, pois a mera constatação quantitativa do total de assentamentos rurais instalados é insuficiente para mostramos as reais transformações no distrito sede. A intensidade nas relações dependerá muito mais de elementos qualitativos do que quantitativos. Os municípios de Hulha Negra e Sant’Ana do Livramento são dois casos representativos de como o processo de reterritorialização camponesa promove transformações, não só na paisagem agrária, mas também na cidade. Embora estejam próximos geograficamente, e até por fazerem parte de uma mesma região, existem elementos espaciais que devem ser considerados ao se analisar a relação cidade-campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-26

Como Citar

Chelotti, M. C. (2010). A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA: as especificidades dos municípios de Hulha Negra e Sant’Ana do Livramento (RS). Ágora, 14(1), 162-183. https://doi.org/10.17058/agora.v14i1.1593

Edição

Seção

Artigos