A percepção da família quanto ao seu papel no processo formativo do (a) estudante da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16463

Palavras-chave:

Família. Educadores/Educadoras. Participação. Formação.

Resumo

Este artigo nasce do desejo em compreender como as famílias entendem seu papel dentro do processo formativo da EFASC. Buscou-se compreender o olhar das famílias quanto a sua participação, tanto na sessão familiar, auxiliando nas práticas e compartilhando seus saberes empíricos, quanto na sessão escolar, participando das assembleias, formações, serões e/outras atividades que a escola promove. O processo pedagógico da EFASC desperta curiosidade, principalmente a relação entre família e escola, uma vez que a família também faz parte do processo formativo de seu filho (a), sendo os educadores lá no espaço que eles conhecem e vivem. Portanto, todos envolvidos (escola/família) assumem responsabilidades em níveis diferentes de acordo com o lugar que ocupam numa EFA (ZAMBERLAN,2003). Mas será que eles entendem a importância disto? Percebemos, após a realização das pesquisas, e a partir da análise de discurso e também através no método dialético, que sim, eles compreendem seu papel na formação de seu filho e filha, no entanto a participação ainda é tímida porque eles e elas possuem medo de falar algo errado e ser motivo de risadas. E esbarramos também no preconceito histórico do “ser” agricultor e agricultora, moradores (as) do campo, uma vez que historicamente são taxados como ignorantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Tais Marques Corrêa, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC

Pós-Graduada em Educação do Campo e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Graduada em Letras/Português pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Monitora da área de Linguagens da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC.

Referências

AGEFA – Associação Gaúcha pró Escolas Famílias Agrícolas do Rio Grande Sul. Fundada em 2008. Estatuto Social, 2016.

BEGNAMI, Marinalva Jardim Franca. Os CEFFAs e a Educação do Campo. Revista Formação por Alternância. Educação do Campo. Brasília: UNEFAB, 2011.

BONAMIGO, Carlos Antônio. Possibilidades de interlocução entre educação do campo e desenvolvimento regional. X ANPED SUL. 2014

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARVALHO, Carlos. Família – A Tentativa da Nova Definição. Artigo disponível < http://www.cbbi.com.br/textos/FAM%C3%8DLIA%20-%20artigo.pdf>. Acesso em 21 abril 2019.

ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. 5. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: O dicionário da língua portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positivo,2010

FREIRE, Paulo. Política e Educação. Organização Ana Maria de Araújo Freire. 1ª Ed. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

____________. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática Educativa. 49ª Ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2014.

FREIRE, Lutgardes Costa. Família. IN: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 176 – 177).

MARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto e PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos Ceffa no mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.

GAMBOA, Silvio A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da Pesquisa Educacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LOBATO, Monteiro. Velha Praga. In: ______ Urupês. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1994.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

POZZEBON, Adair. “A inserção socioprofissional dos jovens egressos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul no Vale do Rio Pardo, RS: Uma contribuição para o desenvolvimento Rural”. Dissertação de Mestrado na Faculdade Federal do Rio Grande Do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas e Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Porto Alegre, 2015.

Revista da Formação por Alternância. Educação do Campo. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 2011

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SILVA, Maria do Socorro. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história.

ZITKOSKI. J. STRECK, D. REDIN. E. Dicionário Paulo Freire. 3ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2017.

VERGUTZ, Cristina Luisa Benke; CAVALCANTE; Ludimila Oliveira Holanda. As aprendizagens na Pedagogia da alternância e na Educação do Campo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, p.375.

VERGUTZ, Cristina Luisa Benke; CORRÊA, Aline Mesquita. A articulação família, seus sujeitos e seus conhecimentos na Pedagogia da Alternância de uma Escola Família Agrícola. 2018

ZAMBERLAN, Sérgio. O lugar da família na vida institucional da escola-família. Participação e Relações de Poder. Dissertação de Mestrado na faculdade de Ciências e Tecnologia da Educação Da Universidade Nova de Lisboa, para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação. Anchieta, Estado do Espírito Santo – Brasil, 2003.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Como Citar

Marques Corrêa, M. T., & Benke Vergutz, C. L. (2021). A percepção da família quanto ao seu papel no processo formativo do (a) estudante da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Ágora, 23(2), 109-125. https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16463

Edição

Seção

Tema Livre