Atividades Esportivas e de Lazer: Um estudo com os Estudantes da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16686

Palavras-chave:

Atividade esportiva, lazer e política pública.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo verificar o acesso dos jovens estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e Técnico da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), a espaços físicos adequados e a práticas esportivas e de lazer nas comunidades e municípios. Os sujeitos do presente estudo, de caráter transversal, foram entrevistados, totalizando 80 jovens, sendo 60 do sexo masculino (75%) e 20 do sexo feminino (25%). Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário com questões referentes ao estilo de vida, saúde e bem-estar e um questionário de atividades físicas e esportivas, adaptado de Barros e Nahas (2003), além de indicadores de prática esportiva sistematizada e atividade física, com questões acrescentadas sobre a pesquisa de acesso a estas práticas, junto a questões de políticas públicas e espaços de lazer. Os questionários foram aplicados no mês de outubro de 2018, na respectiva Escola. Os resultados da pesquisa demonstraram um nível considerável de indivíduos ativos devido às atividades físicas desempenhadas na lavoura e em casa, mas um nível baixo de atividades esportivas e de lazer devido à falta de acesso, de espaços adequados e de motivação por parte dos jovens. O estudo indica também que o poder público não os incentiva às práticas de atividades físicas e esportivas nas comunidades e sim centraliza estas poucas atividades no centro dos municípios rurais, ou seja, em espaços urbanos.

Biografia do Autor

Jonas Reis Costa, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Licenciado em Educação Física. Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Regional, monitor na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Antonio Carlos Gomes, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Bacharel em Serviço Social, Mestre em Desenvolvimento Regional.

Referências

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Publicado

2021-07-27

Edição

Seção

Tema Livre