Atividades Esportivas e de Lazer: Um estudo com os Estudantes da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16686

Palavras-chave:

Atividade esportiva, lazer e política pública.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo verificar o acesso dos jovens estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e Técnico da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), a espaços físicos adequados e a práticas esportivas e de lazer nas comunidades e municípios. Os sujeitos do presente estudo, de caráter transversal, foram entrevistados, totalizando 80 jovens, sendo 60 do sexo masculino (75%) e 20 do sexo feminino (25%). Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário com questões referentes ao estilo de vida, saúde e bem-estar e um questionário de atividades físicas e esportivas, adaptado de Barros e Nahas (2003), além de indicadores de prática esportiva sistematizada e atividade física, com questões acrescentadas sobre a pesquisa de acesso a estas práticas, junto a questões de políticas públicas e espaços de lazer. Os questionários foram aplicados no mês de outubro de 2018, na respectiva Escola. Os resultados da pesquisa demonstraram um nível considerável de indivíduos ativos devido às atividades físicas desempenhadas na lavoura e em casa, mas um nível baixo de atividades esportivas e de lazer devido à falta de acesso, de espaços adequados e de motivação por parte dos jovens. O estudo indica também que o poder público não os incentiva às práticas de atividades físicas e esportivas nas comunidades e sim centraliza estas poucas atividades no centro dos municípios rurais, ou seja, em espaços urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Reis Costa, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Licenciado em Educação Física. Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Regional, monitor na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Antonio Carlos Gomes, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Bacharel em Serviço Social, Mestre em Desenvolvimento Regional.

Referências

REFERÊNCIAS

ANJOS, Luis Antonio dos. Obesidade nas sociedades contemporâneas: o papel da dieta e da atividade física. In: Anais do 3º congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. (UFSC), Florianópolis, 2001.

BARBOSA, V.L.P. Prevenção da obesidade na infância e na adolescência: exercício, nutrição e psicologia. Barueri: Manole, 2004.

BARROS, M.V.G.; NAHAS, M.V. Medidas da atividade física: teoria e aplicação em diversos grupos populacionais. Londrina: Midiograf, 2003.

BOUCHARD, Claude. Atividade física e obesidade. Barueri: Manole, 2003.

CONTE, M.; GONÇALVES, A. Qualidade de vida e aptidão física. In.; GONÇALVES, A. e VILARTA, R. (Org.) Qualidade de vida e atividade física: explorando teoria e prática. São Paulo: Manole, 2004. P. 256.

COSTA, João Paulo Reis. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da pedagogia da alternância. 2012. 226 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade de Santa Cruz do Sul, 2012.

COSTA, J. P. R.; ETGES, V. E.; VERGUTZ, C. L. B. Os desafios da agricultura familiar e da educação do campo no brasil, frente ao fechamento das escolas do Campo. III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no campo. São Lourenço do Sul – RS, FURG, nov. 2015.

ETGES V. E.; DEGRANDI, J. O, Desenvolvimento regional: a diversidade regional como potencialidade. In REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v.1, n1, p. 085-094, 2013.

GAYA, Adroaldo (Org). Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GOMES, Antonio Carlos. A operacionalização do mercado institucional de alimentos no contexto do Vale do Rio Pardo: o caso da cooperativa Leoboqueirense de agricultores familiares. 2014 133 f.: Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade de Santa Cruz do Sul, 2014.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e qualidade de vida. In.: MOREIRA, Wagner Wey. (Org) Qualidade de vida: complexibilidade e educação. São Paulo: Papirus, 2001b.

MÜLLER, A.; KAPPEL, S. Lazer na escola: Uma atitude interdisciplinar e um compromisso de todos. In: Miria, S. Burgos. (Org). Saúde no espaço escolar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, p. 130-131; 2006.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida – conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3.ed. Londrina: Midiograf, 2003.

Relatório de atividades 2017/Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC. Santa Cruz do Sul: EFASC, 2017. 28 p. Adair Pozzebon e João Paulo Reis Costa (Org.). 2. Ed. Mallmann Consultoria e Marketing Ltda, 2017.

PETRY, H. A.; SILVEIRA, R. L. L. da. Plano estratégico de desenvolvimento regional do Vale do Rio Pardo (2015-2030), Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017. 408 p. Disponível em: , Acesso em: 28 de mai. 2019.

PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Lazer e estilos de vida: reflexão e debate na perspectiva da “virada” da contemporaneidade. In.: BURGOS, M. S. e PINTO, L. M. S. de M. (Org) Lazer e estilos de vida. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p 10-14.

PRATT, Michael. Benefits of Lifestyle Activity vs Structured Exercise. JAMA, v.12, n.2, p.78-79, 1999.

SUDHODOLSKI, Bogdan. La educación humana del hombre. Barcelona: Laia, 1997.

VERGÜTZ, Cristina Luisa Bencke. Aprendizagens na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. 2013. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Área de Concentração em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2013.

VERGÜTZ, Cristina Luisa Bencke. Pedagogia das vozes e dos silêncios: experiências das mulheres na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, 2021. 403f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Área de Concentração em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2021. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/3112. Acesso em 31 Mai de 2021.

WEIS, G. F; POSSAMAI, C. L. O basquetebol: da escola à universidade. Jundiaí: Fontoura, 2008, p. 12.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Como Citar

Costa, J. R., & Gomes, A. C. (2021). Atividades Esportivas e de Lazer: Um estudo com os Estudantes da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul/RS. Ágora, 23(2), 69-87. https://doi.org/10.17058/agora.v23i2.16686

Edição

Seção

Tema Livre