Redes sociais, pobreza e acesso ao mercado de trabalho: qual sistema de intermediação de trabalho alcança a população pobre?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v24i1.17107

Resumo

O artigo apresenta uma análise das estratégias de intermediação de trabalho que são mobilizadas por populações pobres quando procuram uma ocupação. Tomando como referência empírica as trajetórias ocupacionais de pessoas beneficiadas no Programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul), indica-se que a dimensão da intermediação de trabalho precisa ser considerada na análise da situação (precária) das populações pobres nos mercados de trabalho. Nesse sentido, o artigo aponta a importância das relações pessoais, familiares e comunitárias nas estratégias de inserção e de permanência das populações pobres nos mercados de trabalho. Por outro lado, destaca as implicações decorrentes dos limites de atuação do sistema público de proteção ao trabalho e, em decorrência, da violação ao direito de ter acesso a formas públicas de intermediação ocupacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Andre Cadoná, UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Graduado em Filosofia (UNIJUÍ), com Mestrado em Sociologia (UFRGS) e Doutorado em Sociologia Política (UFSC), é professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atua no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional.

Cláudia Tirelli, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

É doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2019 realizou o seu estágio de pós-doutoramento na Universidad Complutense de Madrid/Espanha. Realizou a graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde integra o corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e o corpo docente do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação.

Sílvia Virgínia Areosa, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), e doutorado sanduíche em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo estudado durante o ano de 2007 no Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona na Espanha com bolsa CAPES. Pós Doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2012) com bolsa CNPq. Atualmente é professora do Curso de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC desde 2019.

Referências

AUTORES. Redes sociais e inserção da população pobre no mercado de trabalho: uma análise a partir de uma cidade média do Rio Grande do Sul. Colóquio – Revista do Desenvolvimento Regional – FACCAT, Taquara, v. 18, n. 2, abr./jun. 2021.

BALTAR, Paulo. Crescimento da economia e mercado de trabalho no Brasil. Texto para Discussão, 2036. Brasília: IPEA, 2015.

CARDOSO JR. José Celso et. al. Política de emprego, trabalho e renda no Brasil: desafios à montagem de um sistema público, integrado e participativo. Brasília: IPEA, 2006. (Texto para Discussão, 1237).

DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000. São Paulo: DIEESE, 2012.

GALVÃO, Andrea et. al. Reforma trabalhista: precarização do trabalho e os desafios para o sindicalismo. Cadernos CRH, v. 32, n. 86, Salvador, mai./jun. 2019. In: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i86.30691. Acesso em: 10 out. 2021.

GUIMARÃES, Nadya A.; CONSONI, Flávia L.; BESSA, Vagner. O negócio da intermediação do emprego: entre a flexibilidade rudimentar e a cooperação virtuosa. Anais... Caxambu: ANPOCS, XXXI Encontro Anual, 22-26 de outubro de 2007.

GUIMARÃES, Nadya et. al. Os pobres e o acesso ao trabalho: entre a ação pública e o interesse privado. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 36, n. 02, p. 83-105, jul. 2017.

LIMA, Fellipe Coelho et, al. A intermediação de força de trabalho no SINE em tempos de reestruturação produtiva: uma revisão sistemática de literatura. Anais... VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luís, 25 a 28 de agosto de 2015.

LOBO, Vinícius; ANZE, Viviani. A importância estratégica da política pública de intermediação de mão de obra. Brasília: IPEA, 2014. (Cadernos Mercado de Trabalho, 57).

MARTINS, Rodrigo. O emprego formal desaparece, a pobreza e a desigualdade avançam. Carta Capital. 17/01/2018. Disponível em: https://www.smetal.org.br/imprensa/o-emprego-formal-desaparece-a-pobreza-e-a-desigualdade-avancam/20180117-100123-w908. Acesso em: 09 out. 2021.

POCHMANN, Marcio. O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.

Downloads

Publicado

2022-03-22

Como Citar

Cadoná, M. A., Tirelli, C. ., & Areosa, S. V. (2022). Redes sociais, pobreza e acesso ao mercado de trabalho: qual sistema de intermediação de trabalho alcança a população pobre?. Ágora, 24(1). https://doi.org/10.17058/agora.v24i1.17107

Edição

Seção

Artigos