EDUCAÇÃO LIBERTADORA E MOVIMENTO OPERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE AO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Caroline Terra Oliveira
  • Maria de Fátima Santos Silva
  • Cauê Lima Canabarro

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1766

Palavras-chave:

movimento operário, cooperativismo, educação libertadora

Resumo

O texto que se apresenta a seguir procura destacar que se torna fundamental para o ensino de História trabalhar com o processo histórico de formação do movimento operário organizado com o objetivo de compreender a trajetória que a luta coletiva dos movimentos de oposição ao capitalismo vem assumindo na atualidade. Enfatiza-se, além disso, a importância do processo educativo presente no cotidiano destes movimentos populares, em especial, do cooperativismo, como espaço de relações onde se configuram aspectos da educação libertadora, do qual Paulo Freire é o seu maior expoente.

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

Oliveira, C. T., Silva, M. de F. S., & Canabarro, C. L. (2010). EDUCAÇÃO LIBERTADORA E MOVIMENTO OPERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE AO ENSINO DE HISTÓRIA. Ágora, 15(1), 19-29. https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1766

Edição

Seção

Artigos