A PERMANÊNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • César Daniel Assis Rolim

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1768

Palavras-chave:

Educadores. Ações pedagógicas tradicionais. Teorias pós-críticas

Resumo

O presente trabalho pretende analisar os resultados de uma pesquisa de campo realizada em algumas escolas públicas do Ensino Médio, em Porto Alegre. A partir de observações realizadas em aulas de História, ministradas por educadores dessas instituições públicas, o trabalho propõe uma discussão acerca da análise da ação pedagógica do educador e sua conseqüência para a construção do conhecimento por parte dos educandos. A utilização sistemática do livro didático, a constante utilização de aulas expositivas, sem a efetiva participação dos educandos, o apego ao currículo, elaborado sem levar em conta a construção de uma consciência crítica, a simples transmissão de um conhecimento pronto, foram algumas características percebidas durante a observação. Assim, constata-se a permanência de práticas tradicionais na ação pedagógica dos educadores.

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

Rolim, C. D. A. (2010). A PERMANÊNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Ágora, 15(1), 41-50. https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1768

Edição

Seção

Artigos