VIABILIZANDO POSSIBILIDADES: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Cláudia Adriana Rocha Teixeira
  • Osvaldo André Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1769

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Valorização e Preservação

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de expor a proposta do projeto de extensão que foi ministrado durante a disciplina de estágio supervisionado de ensino médio II do curso de História. Este projeto procurou viabilizar a discussão de questões referentes ao patrimônio cultural no ensino de História, sendo que o curso de extensão teve como objetivo principal à integração entre universidade e escola oferecendo subsídios para a construção do conhecimento e da valorização e preservação do patrimônio cultural, arqueológico, histórico e ambiental da cidade do Rio Grande. Quando nos referimos à formação de “futuros professores”, tivemos em vista o público alvo deste projeto, que foram as estudantes do magistério do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. O método que utilizamos para desenvolver este projeto consistiu em práticas pedagógicas possíveis no ambiente escolar tais como: dinâmicas de grupo, oficinas de desenho, jogos, elaboração de textos e visitas monitoradas a pontos significativos da cidade do Rio Grande. As visitas monitoradas se tornam indispensáveis no estudo do patrimônio cultural, pois nesse processo educativo temos a possibilidade de desenvolver a sensibilidade e a consciência dos alunos para a importância da preservação desses bens culturais.

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

Teixeira, C. A. R., & Oliveira, O. A. (2010). VIABILIZANDO POSSIBILIDADES: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. Ágora, 15(1), 51-60. https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1769

Edição

Seção

Artigos