A Formação Socioespacial e Histórico-Cultural do Alto Uruguai Rio-Grandense
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v24i2.17824Palavras-chave:
Alto Uruguai, Histórico-cultural, SocioespacialResumo
A formação socioespacial e histórico-cultural do Alto Uruguai rio-grandense foi pautada pela ação do Estado, em especial pela atuação da Diretoria de Terras e Colonização. Ao mesmo tempo, os vários grupos sociais envolvidos reagiram e resistiram, interferindo no curso do processo desencadeado pelos diferentes governos. A região era coberta por uma densa floresta, com presença de ervais, que servia de moradia e sustento para caboclos e indígenas. Grande parte das terras era devoluta, na ótica governamental, públicas. Por isso, o poder público as vendeu para imigrantes, com a finalidade de ampliar sua densidade demográfica, desencadeando vários conflitos étnico-culturais.
Downloads
Referências
A VOZ DE PALMEIRA, Jornal. nº 5, de 5 de junho de 1927. AMPM.
ABAIXO-ASSINADO dos moradores de Campo Novo ao Diretor de Terras e Colonização, Carlos Torres Gonçalves. Campo Novo, 17 de junho de 1916. AHMFW.
ALVES, Leonice Aparecida de Fátima. Colonização, Modernização Agrária e Grilagem: faces de uma mesma ação pública (Rio Grande do Sul - 1889-1930). (Dissertação de Mestrado). São Leopoldo: UNISINOS, 2002.
BOMFIM, Manoel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.
CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da história. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CARTA de Carlos Torres Gonçalves a Borges de Medeiros, 8 de setembro de 1908, ABM-IHGRGS.
CHRISTILLINO, Cristiano Luís. Estranhos em seu próprio chão: o processo de apropriações e expropriações de terras na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (o Vale do Taquari no período de 1840-1889). (Dissertação de Mestrado). São Leopoldo: UNISINOS, 2004.
HILL, Christopher. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
JACOMELLI, Jussara. Comissão de terras: relação de poder em Palmeira. Passo Fundo: UPF, 2004.
KLIEMANN, Luiza H. S. RS: terra & poder - história da questão agrária. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. Série Documenta 21.
LIMA, Antonio Carlos de Souza. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995.
LINHARES, Maria Yedda Leite; SILVA, Francisco Carlos Teixeira. Terra prometida: uma história da questão agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
MENSAGEM do Presidente do Estado à Assembléia dos Representantes. 1911. AHRGS. p. 32.
OFÍCIO do Intendente Firmino Paula Filho. Cruz Alta, 7 de julho de 1916. AHMFW.
PEZAT, Paulo Ricardo. Augusto Comte e os fetichistas: estudo sobre as relações entre a Igreja Positivista do Brasil, o Partido Republicano Rio-Grandense e a política indigenista na República Velha. (Dissertação de Mestrado). Porto Alegre: UFRGS, 1997.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Exm. Sr. Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Cândido José Godoy. 27/08/1909. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1909. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 20.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Exm. Sr. Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Cândido José Godoy. 10/09/1910. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1910. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 24.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Exm. Sr. Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Cândido José Godoy. 08/09/1911. Porto Alegre: s/e. 1911. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 25.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Cândido José Godoy. 13/09/1912. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1912. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 29.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Exmo. Sr. Dr. A. A. Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Dr. J. J. Pereira Parobé. 20/08/1913. Porto Alegre: Estabelecimento Graphico da Livraria do Globo, 1913a. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 34.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Sr. Antonio Augusto Borges de Medeiros, Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Engenheiro João José Pereira Parobé. 25/08/1914. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo. 1914. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 37.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Exmo. Sr. general Salvador Aires Pinheiro Machado, Vice-Presidente, em exercício, do Estado do Rio Grande do Sul. Secretário de Estado Engenheiro João José Pereira Parobé. 31/08/1915. Porto Alegre: Oficinas Gráficas d' A Federação. 1915. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 40.
RELATÓRIO da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas. Apresentado ao Sr. General Salvador Aires Pinheiro Machado, Vice-Presidente em exercício do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Secretário de Estado Interino Dr. Protásio Alves. 9/09/1916. Porto Alegre: Officinas Graphicas d’ A Federação. 1916. AHRGS. Relatórios. Obras Públicas. OP 41.
RELATÓRIO de Lindolpho A. Rodrigues da Silva. 30 de junho de 1913b. AHRGS. SA Códice 219.
SOARES, Mozart Pereira. Santo Antonio da Palmeira. Porto Alegre: BELS, 1974.
ZARTH, Paulo Afonso. História Agrária do Planalto Gaúcho 1850 - 1920. Ijuí: Editora da UNIJUI, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Antonio Moraes do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.