VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO COMO TEMA TRANSVERSAL: UTILIZANDO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO DO PÚBLICO ESCOLAR

Autores

  • Fabiana Oliveira
  • André Luís Ramos Soares

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1787

Palavras-chave:

Temas transversais, patrimônio, Educação Patrimonial.

Resumo

O Ministério de Educação incluiu nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais, que objetivam a inserção de temáticas referentes ao reconhecimento da diversidade sociocultural brasileira, através do resgate e valorização dos patrimônios de cada região do país. A Educação Patrimonial surge como instrumento para que essas temáticas sejam desenvolvidas nas escolas. Essa é uma metodologia que busca a valorização dos bens culturais a partir das manifestações materiais e imateriais. O Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória da Universidade Federal de Santa Maria – NEP/UFSM – está desenvolvendo atividades em algumas cidades do RS, utilizando a Educação Patrimonial que serve de subsídio para que a comunidade desperte para uma re-apropriação de seus bens, sugerindo uma retomada dos valores culturais e históricos relativos a esta sociedade.

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Publicado

2011-01-10

Como Citar

Oliveira, F., & Ramos Soares, A. L. (2011). VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO COMO TEMA TRANSVERSAL: UTILIZANDO A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO DO PÚBLICO ESCOLAR. Ágora, 15(1), 115-125. https://doi.org/10.17058/agora.v15i1.1787

Edição

Seção

Artigos