Agroecologia e Identidade Quilombola: a agroecologia na construção da identidade sociocultural da Comunidade Quilombola de Rincão dos Negros – Rio Pardo/RS

Autores

  • Erica Karnopp Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS
  • Alessandra de Quadros Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marco André Cadoná Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.18054

Palavras-chave:

Comunidades Quilombolas, Agroecologia, Identidade Sociocultural, Comunidade Rincão dos Negros

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre o significado sociocultural de práticas agroecológicas em Comunidades Quilombolas. Tomando como referência a Comunidade Rincão dos Negros, localizada no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, indica-se que as práticas agroecológicas se inserem num contexto de resistências e de afirmação da identidade sociocultural das Comunidades Quilombolas. Na Comunidade Rincão dos Negros, o manejo de saberes e de práticas tradicionais, comprometidos com a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade, remete a diferentes formas de manipulação e de negociação de sistemas de significados, códigos de referências que tecem a formação identitária. As práticas agroecológicas, nesse contexto, compreendem a produção e a reprodução de mecanismos de defesa de práticas e de conhecimentos tradicionais e locais, não implicando somente a identificação dos aspectos técnicos do potencial endógeno do local, mas também as lutas sociais, políticas, culturais que a Comunidade Quilombola estabelece com o objetivo de construir sua própria identidade sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Karnopp, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Professora do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutora em Geografia pela Universität Tübingen (Alemanha). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Graduada em Geografia pela UNISC.

Alessandra de Quadros, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Tecnologia Ambiental no PPG em Tecnologia Ambiental e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Marco André Cadoná, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Doutor em Sociologia Política pela Universidade de Santa Catarina – UFSC; Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. A dualização como caminho para a agricultura sustentável. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, São Paulo, v. 24, p. 157-182, 1994.

ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002.

ARAÚJO, Carla Graziela. O sentido produzido sobre a agroecologia pelas mulheres: vivências e existências em Arroio Grande (Tese doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos, Universidade Católica de Pelotas. - Pelotas, RS, 2022.

AZEVEDO, Rodrigo. Sucessão ecológica, entropia e o modelo autonomia-heteronomia para análise dos sistemas agrícolas. REDES, Santa Cruz do Sul. Universidade de Santa Cruz do Sul v 22 n2 maio-agosto, 2017

BALEM, Tatiana Aparecida; SILVEIRA, Paulo Roberto. Agroecologia: além de uma ciência, um modo de vida e uma política pública. Santa Maria: UFSM, v. 200, 2002.

BORBA, Caroline dos Anjos de. Territorialidade quilombola: o direito étnico sobre a terra na comunidade Rincão dos Martimianos (RS). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, 2008. (Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Rural).

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Análise Multidimensional da Sustentabilidade: uma proposta metodológica a partir da agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.3, p. 70-85, jul./set. 2002.

_______. A Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

DUBEUX, Ana; BATISTA, Marcela. Agroecologia e Economia Solidária: um diálogo necessário à consolidação do direito à soberania e segurança alimentar e nutricional, REDES, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 227-249, mai./ago. 2017.

FIDELIS, Lourival; BERGAMASCO, Sonia. Quilombos e Agroecologia: a agricultura tradicional como estratégia de resistência da Comunidade Quilombola João Surá. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, n. 18, ano 10, p. 112-141, nov. 2013.

FIDELIS, Lourival. Agricultura tradicional e agroecologia na comunidade quilombola João Surá no município de Adrianópolis – PR. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, 2011. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Agrícola).

GLIESSMAN, Stephen Richard. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000.

GUZMÁN, Eduardo Sevilla. Sobre as perspectivas teóricos-metodológicos da agroecologia. REDES, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 13-30, mai./ago. 2017.

_______. Uma estratégia de sustentabilidade a partir da agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 35-45, 2001.

JACOB, Luciana. Agroecologia. Dicionário Alice. Coimbra-Portugal: Centro de Estudos Sociais, 2019. Disponível em: https://alice.ces.uc.pt/dictionary/?id=23838&pag=23918&id_lin9gua=1&entry=2443

LOPES NETO, Antônio Augusto et. al. Caderneta Agroecológica: Empoderando Mulheres, Fortalecendo a Agroecologia. In: http://aspta.org.br/article/caderneta-agroecologica-empoderando-mulheres-fortalecendo-a-agroecologia/. Consulta em: 22 dez. 2019.

MOLINA, M; GARCIA, D; CASADO, G. Politizando el consumo alimentario: estratégias para avanzar em la transición agroecologica. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, mai./ago., 2017.

NAVAS, Rafael et al. Projetos agroecológicos em comunidade quilombola: avaliação a partir do conceito de território. VII Seminário internacional dinâmica territorial e desenvolvimento socioambiental. Anais... Universidade Católica de Salvador, 26-28 agosto 2015.

QUADROS, Alessandra. Memória Social, Agroecologia e Comunidades Quilombolas: uma análise a partir da experiência do Quilombo Rincão dos Negros – Rio Pardo/RS. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2022. (Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional).

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez. 2009.

_______. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 23-47, Coimbra: Almedina, 2007.

Downloads

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Karnopp, E., Quadros, A. de ., & Cadoná, M. A. . (2023). Agroecologia e Identidade Quilombola: a agroecologia na construção da identidade sociocultural da Comunidade Quilombola de Rincão dos Negros – Rio Pardo/RS. Ágora, 25(1), 128-154. https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.18054

Edição

Seção

Tema Livre