Javé: Onde o Patrimônio se confrontou com o Progresso

Autores

  • Fernando Arnold Lorenzon Universidade de Passo Fundo - UPF - CAMPUS PASSO FUNDO

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6651

Resumo

O presente artigo foi produzido com a intenção principal de se discutir as relações entre o patrimônio histórico e o progresso. Para discutir tal relação foi optado por se fazer uma análise da obra cinematográfica brasileira intitulada Narradores de Javé. Nesta película, é contada a história de um pequeno povoado que se vê na iminência de ter o vale em que residem inundado pela construção de uma barragem. A partir do filme e com ajuda de pesquisa bibliográfica referente aos conceitos de patrimônio e progresso, este texto pretende analisar a constante disputa entre o patrimônio (este como bem cultural, histórico e identitário a ser preservado) e o progresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Arnold Lorenzon, Universidade de Passo Fundo - UPF - CAMPUS PASSO FUNDO

Graduado em História pela Universidade Regional Integrada - URI - Campus Erechim. Especialista em processos pedagógicos da educação pela UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim e Mestrando em História pela UPF - Universidade de Passo Fundo - Campus Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Arnold Lorenzon, F. (2016). Javé: Onde o Patrimônio se confrontou com o Progresso. Ágora, 17(2), 125-130. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6651

Edição

Seção

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação