A educação patrimonial no contexto regional: reflexões sobre o patrimônio na perspectiva contemporânea

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)
  • Gabriela Dilly PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA.

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6674

Palavras-chave:

Educação patrimonial, patrimônio cultural, memória e identidade.

Resumo

O artigo problematiza as diferentes abordagens acerca do conceito de educação patrimonial, apresentando-as a partir de sua trajetória no tempo, dentro do espaço brasileiro. São discutidas as definições e práticas mais tradicionais, que introduziram as primeiras propostas de educação patrimonial no Brasil, junto ao Museu Imperial do Rio de Janeiro. Ampliando este debate, são contempladas formas diferentes de interpretação dessas práticas, adaptações às realidades de espaços diferentes nos quais aconteceram, mais especificamente referindo-se a educação patrimonial denominada transformadora, cujos principais estudos foram feitos na cidade de Londrina, no Paraná. Paralelamente a esta abordagem conceitual aponta-se o crescente aumento da perspectiva da função crítica da educação patrimonial, acompanhando as discussões recentes sobre identidade, pertencimento, memória, patrimônio cultural e educação. Também se apresenta um panorama das possibilidades e alcances dos trabalhos desenvolvidos - dentro do campo da educação patrimonial - nos espaços educativos formais (escolas, instituições de ensino em geral). O estudo se propõe a realizar uma revisão conceitual crítica sobre o processo que constituí a educação patrimonial, contribuindo para a ampliação e difusão a respeito da temática no contexto do desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

GRADUADO, MESTRE E DOUTOR EM HISTÓRIA, ATUA COMO PROFESSOR E PESQUISADOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA FACCAT, PESQUISANDO TEMÁTICAS RELACIONADAS À IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA, IDENTIDADES E PATRIMÔNIO VINCULADAS AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

Gabriela Dilly, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA.

GRADUADA EM HISTÓRIA E MESTRANDA EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL PELAS FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Gevehr, D. L., & Dilly, G. (2016). A educação patrimonial no contexto regional: reflexões sobre o patrimônio na perspectiva contemporânea. Ágora, 17(2), 10-23. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6674

Edição

Seção

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação