Educação e diversidade cultural: culturas indígenas e africanas na sala de aula

Autores

  • Márcia Solange Volkmer UNIVATES
  • Ana Paula Castoldi
  • Élin Regina Westenhofen
  • Jéssica Riedi
  • Júlia Leite Gregory
  • Marina Johann

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6686

Palavras-chave:

Educação, História, Cultura

Resumo

Este artigo apresenta algumas ações e reflexões desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência referentes ao estudo da diversidade cultural no contexto escolar. Inserido em um projeto de ocupação do território e desenvolvimento da agricultura no Brasil, o Vale do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul, foi ocupado por imigrantes que cruzaram o Atlântico no século XIX. Esse movimento caracterizou um processo que fez surgir na região uma concepção histórica que não reconhece a presença de outros grupos sociais como igualmente formadores da sociedade local. No currículo das escolas da região, isso também é percebido. Nesse sentido, entende-se que o estudo do patrimônio cultural pode contribuir para a percepção da diversidade dos grupos sociais que participam da realidade local. Entendendo-se a cultura como patrimônio, e os processos de patrimonialização como escolhas políticas, foi elaborado um projeto para possibilitar o contato e o diálogo intercultural na escola, estudando a história e culturas indígenas e africanas. Assim, ao conhecer saberes e práticas culturalmente distintas, há o reconhecimento da diferença. A prática pedagógica foi orientada com o objetivo de permitir o diálogo intercultural, rompendo com posições preconceituosas.

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Publicado

2016-05-16

Como Citar

Volkmer, M. S., Castoldi, A. P., Westenhofen, Élin R., Riedi, J., Gregory, J. L., & Johann, M. (2016). Educação e diversidade cultural: culturas indígenas e africanas na sala de aula. Ágora, 17(2), 52-63. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6686

Edição

Seção

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação