Saberes e fazeres da gastronomia tradicional: um estudo sobre as características histórico-culturais aplicadas a produção do “doce de espécie” no município de Alcântara/MA.

Autores

  • Elaine Cristina Silva Fernandes Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Linda Maria Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
  • Luana Isthael Carvalho Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v19i1.7008

Palavras-chave:

fontes históricas, patrimonio cultural

Resumo

A pesquisa apresenta os estudos e análises dos saberes e fazeres tradicionais aplicados na produção do “doce de espécie” do município de Alcântara/MA. O presente trabalho foi resultado de estudos realisados no Grupo de Estudo “Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense” - UFMA, e teve como objetivo compreender os saberes e fazeres gastronômicos que envolvem a produção do Doce de Espécie. Analisar o conhecimento tradicional através da influência dos Açores na preparação do doce. Conhecer a relação do Doce de Espécie com a Festa do Divino realizada anualmente no município de Alcântara/MA. A metodologia utilizada com intuito de alcançar os objetivos propostos se deu através de pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e coleta de dados por meio de entrevista não estruturada. O campo da pesquisa foi o município de Alcântara/MA, conhecido pela produção e distribuição do doce de espécie na região - os sujeitos deste estudo foram os moradores do município e um vendedor de doces da Cidade de São Luís /MA. Os resultados apontam que o “Doce de Espécie” é de cultura portuguesa, que veio por meio dos Açorianos e foi adaptada pelos escravos vindos da África para o Brasil. A valorização e preservação do “doce” dependem do incentivo aos produtores locais, de uma política pública e privada de valorização dos saberes e fazeres tradicionais do doce de espécie e do interesse dos jovens pela manutenção da tradição cultural quanto ao “saber-fazer” aplicado ao doce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Silva Fernandes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Departamento de Turismo e Hotelaria

Linda Maria Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Fernandes, E. C. S., Rodrigues, L. M., & Silva, L. I. C. (2017). Saberes e fazeres da gastronomia tradicional: um estudo sobre as características histórico-culturais aplicadas a produção do “doce de espécie” no município de Alcântara/MA. Ágora, 19(1), 85-99. https://doi.org/10.17058/agora.v19i1.7008

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento Rural