PALAVRAS, IDEIAS E TENSÕES: AS RELAÇÕES CONFLITUOSAS ENTRE O SÍNODO RIO-GRANDENSE E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (1938 – 1943)

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8754

Palavras-chave:

Conflito. Religião. Nacionalização.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos da relação entre o Sínodo Rio-grandense, órgão responsável por dirigir os evangélico-luteranos no Rio Grande do Sul, presidido nesse período pelo pastor Hermann Gotlieb Dohms, e a Secretaria Estadual de Educação, chefiada por José Pereira Coelho de Souza. Esta relação, marcadamente conflituosa e tensa, tem seu período de maior atrito entre 1938 e 1943, com a implantação do Estado Novo e da Campanha de Nacionalização (a partir de 1938) e com o rompimento das relações diplomáticas do Brasil com a Alemanha (1942). Buscaremos aqui, apresentar alguns pontos dessa relação e argumentos utilizados pelos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição (2013). Professor no Curso de Graduação em Licenciatura em História do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) e membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Esteve vinculado ao Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros (NETB) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS (2011-2016). Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestão 2016-2017) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; relações interétnicas; formação de redes sociais; organização social; educação, política e religião; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus, acervos e arquivos documentais e históricos; ensino de História.

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

dos Santos, R. L. (2017). PALAVRAS, IDEIAS E TENSÕES: AS RELAÇÕES CONFLITUOSAS ENTRE O SÍNODO RIO-GRANDENSE E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL (1938 – 1943). Ágora, 18(2), 127-133. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8754

Edição

Seção

Dossiê: Estudo de História e Geografia