Constelações sistêmicas e justiça restaurativa: intersecções possíveis?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i59.13344

Palavras-chave:

Gestão judiciária, Constelação Sistêmica, Justiça Restaurativa, Sistema jurídico, Resolução de conflitos

Resumo

Este trabalho objetiva debater se há compatibilidade entre a perspectiva da Justiça Restaurativa para o sistema de justiça criminal brasileiro e as Constelações Sistêmicas desenvolvidas por Bert Hellinger. Para tanto, expõe o modelo restaurativo como uma forma de resolução de conflitos criminais, apresentando algumas de suas práticas. Em seguida, descreve o que são as Constelações Sistêmicas, método terapêutico que utiliza representações para identificar e curar dinâmicas nocivas existentes em alguma área da vida da pessoa analisada (seja na família, no trabalho, na escola etc.) por meio de uma ótica sistêmico-fenomenológica. Utilizando-se da leitura, análise e sistematização dessas ideias, o estudo desenvolve pontos de encontro e desencontro entre as aludidas teorias, propondo uma postura crítica e uma desconfiança epistêmica quanto à pertinência de tais incorporações para o funcionamento do sistema jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Maia Rebouças, Universidade Tiradentes - Sergipe

Doutora em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2001). Coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes - UNIT e docente do Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas no Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Vilobaldo Cardoso Neto, Universidade Tiradentes - Sergipe

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (2016). Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Damásio de Jesus (2014). Professor e Coordenador Adjunto do Curso de Direito na Universidade Tiradentes – UNIT.

Isabela de Queiroz Fontes, Universidade Tiradentes - Sergipe

Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes - Sergipe.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Rebouças, G. M., Cardoso Neto, V., & Fontes, I. de Q. (2020). Constelações sistêmicas e justiça restaurativa: intersecções possíveis?. Revista Do Direito, (59), 2-26. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i59.13344

Edição

Seção

Artigos