CONJECTURAS E REFUTAÇÕES EM DEMOCRACIA: CORREÇÃO E LEGITIMIDADE DECISÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOLUÇÃO ADEQUADA NOS CONFLITOS COLETIVOS

Autores

  • Aloyr Dias Lacerda Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
  • Alexandre de Castro Coura Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi65.17168

Resumo

A tese da resposta correta é objeto de intensos debates na filosofia do direito, e não existe um consenso a respeito de sua aplicação. O presente artigo busca contribuir com esse debate a partir da perspectiva do racionalismo crítico de Karl Popper. A questão a ser enfrentada se refere à possibilidade de se encontrar a resposta correta nos litígios coletivos. Apurou-se que a tese da resposta correta é normalmente apresentada pela doutrina a partir de diferentes pressupostos, mas que levam a uma decisão solipsista por parte do julgador, e que seria por isso ilegítima, especialmente quando se trata de litígios coletivos. Como conclusão, foi apresentada a tese de que a legitimidade decisória é tão importante quanto a correção decisória em um Estado Democrático de Direito, e talvez o único caminho que possa levar até ela, ainda que o destino não seja uma resposta correta definitiva, mas apenas provisória e sujeita a refutações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloyr Dias Lacerda, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Mestre em Direito Processual Civil (UFES). Doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV). Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo.

Alexandre de Castro Coura, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Pós-Doutorado como Visiting Scholar na American University Washington College of Law e Visiting Foreign Judicial Fellow no Centro Judiciário Federal em Washington D.C. Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e do Grupo de Pesquisa Hermenêutica Jurídica e Jurisdição Constitucional da FDV. Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

Lacerda, A. D., & Alexandre de Castro Coura. (2022). CONJECTURAS E REFUTAÇÕES EM DEMOCRACIA: CORREÇÃO E LEGITIMIDADE DECISÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOLUÇÃO ADEQUADA NOS CONFLITOS COLETIVOS. Revista Do Direito, (65), 38-51. https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi65.17168

Edição

Seção

Artigos