DIREITO À EDUCAÇÃO, IGUALDADE MATERIAL E INCLUSÃO DIGITAL: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O artigo analisou o problema da exclusão digital no campo da educação no Brasil durante a pandemia da COVID-19, examinando os impactos causados na preparação dos estudantes para o ENEM 2020 e 2021 em meio à transição das aulas presenciais para as aulas à distância. O objetivo foi identificar as consequências da ausência de inclusão digital durante a pandemia para o acesso ao ensino superior no país. Concluiu-se que, para a promoção da igualdade material no setor da educação, não somente o acesso à internet é relevante, mas também a qualidade da rede e o acesso a dispositivos de conexão adequados, de forma que a inclusão digital se revela como condição de inclusão social imprescindível no cenário da pandemia. Quanto à análise do ENEM 2020 e 2021, concluiu-se que a ausência de condições adequadas de acesso à internet gerou prejuízos aos estudos e à preparação dos candidatos para o exame, com fortes reflexos negativos no acesso ao ensino superior no país.