DIREITO À EDUCAÇÃO, IGUALDADE MATERIAL E INCLUSÃO DIGITAL: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Resumo

O artigo analisou o problema da exclusão digital no campo da educação no Brasil durante a pandemia da COVID-19, examinando os impactos causados na preparação dos estudantes para o ENEM 2020 e 2021 em meio à transição das aulas presenciais para as aulas à distância. O objetivo foi identificar as consequências da ausência de inclusão digital durante a pandemia para o acesso ao ensino superior no país. Concluiu-se que, para a promoção da igualdade material no setor da educação, não somente o acesso à internet é relevante, mas também a qualidade da rede e o acesso a dispositivos de conexão adequados, de forma que a inclusão digital se revela como condição de inclusão social imprescindível no cenário da pandemia. Quanto à análise do ENEM 2020 e 2021, concluiu-se que a ausência de condições adequadas de acesso à internet gerou prejuízos aos estudos e à preparação dos candidatos para o exame, com fortes reflexos negativos no acesso ao ensino superior no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Louise Negri, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Direito Econômico e Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba-PR, Brasil).

Daniel Wunder Hachem, Pontífica Universidade Católica do Paraná

Professor da Escola de Direito da Pontífica Universidade Católica do Paraná e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor Visitante da Escola de Direito da Sorbonne.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

Negri, A. L., & Hachem, D. W. (2023). DIREITO À EDUCAÇÃO, IGUALDADE MATERIAL E INCLUSÃO DIGITAL: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Do Direito, (68), 70-92. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/17997

Edição

Seção

Artigos