DIREITO À EDUCAÇÃO, IGUALDADE MATERIAL E INCLUSÃO DIGITAL: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Resumo

O artigo analisou o problema da exclusão digital no campo da educação no Brasil durante a pandemia da COVID-19, examinando os impactos causados na preparação dos estudantes para o ENEM 2020 e 2021 em meio à transição das aulas presenciais para as aulas à distância. O objetivo foi identificar as consequências da ausência de inclusão digital durante a pandemia para o acesso ao ensino superior no país. Concluiu-se que, para a promoção da igualdade material no setor da educação, não somente o acesso à internet é relevante, mas também a qualidade da rede e o acesso a dispositivos de conexão adequados, de forma que a inclusão digital se revela como condição de inclusão social imprescindível no cenário da pandemia. Quanto à análise do ENEM 2020 e 2021, concluiu-se que a ausência de condições adequadas de acesso à internet gerou prejuízos aos estudos e à preparação dos candidatos para o exame, com fortes reflexos negativos no acesso ao ensino superior no país.

Downloads

Biografia do Autor

Amanda Louise Negri, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Direito Econômico e Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba-PR, Brasil).

Daniel Wunder Hachem, Pontífica Universidade Católica do Paraná

Professor da Escola de Direito da Pontífica Universidade Católica do Paraná e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor Visitante da Escola de Direito da Sorbonne.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

Negri, A. L., & Hachem, D. W. (2023). DIREITO À EDUCAÇÃO, IGUALDADE MATERIAL E INCLUSÃO DIGITAL: IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Do Direito, (68), 70-92. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/17997

Edição

Seção

Artigos