COMUNIDADES DE PRÁTICA E A "PARTICIPAÇÃO PERIFÉRICA LEGÍTIMA"
DESAFIOS DE APRENDIZAGEM DEMOCRÁTICA PARA GOVERNANÇA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi72.18117Resumo
Este trabalho tem como objetivo trazer uma discussão teórica, conceitual e normativa sobre as comunidades de práticas e a gestão de conhecimento, como um desafio da democratização, da participação institucional e social na governança pública. Para tanto, procurou-se de modo específico responder o que são e quais objetivos das comunidades de práticas correlacionando-as a corrente da Participação Periférica Legítima. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica exploratória por método hermenêutico. Nos resultados, foi possível concluir que as comunidades de práticas surgem quando o cânone institucional – ou seja, os manuais, as normas e os treinamentos formalmente instituídos – mostram-se insuficiente, inadequados ou inexistentes e que o objetivo desses grupos é aprofundar conhecimentos e experiências em torno de uma área de domínio comum.