A INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Autores

  • Ivan César Ribeiro Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi69.18242

Resumo

O artigo relata a experiência de criação das disciplinas Direito e Políticas Públicas e Assessoria Jurídica em Direito e Políticas Públicas em uma graduação em direito com uma vocação de direito público de forma geral, e de políticas públicas de forma particular. As disciplinas são examinadas no contexto da ênfase prevista no projeto pedagógico do curso de direito na área de Direito das Políticas Públicas e da Regulação.

Três aspectos são problematizados ao final: i) a função das disciplinas, se estas refletem um corolário para uma formação em direito público ou se sinalizam a introdução a um campo próprio; ii) os problemas decorrentes de uma abordagem científica e a incorporação de elementos valorativos como democracia e interesse público; iii) os desafios colocados por um modelo de clínica jurídica que incorpore o objetivo de empoderamento de grupos sociais excluídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan César Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), titular da cadeira de Direito e Políticas Públicas, Coordenador e Pesquisador-chefe do Centro de Estudos da Ordem Econômica - CEOE/Unifesp e Presidente da Tndnet - Rede Mundial de Pesquisadores em Direito e Políticas Públicas. Email: iribeiro@unifesp.br, Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1537678142289537, SSRN: https://papers.ssrn.com/sol3/cf_dev/AbsByAuth.cfm?per_id=333021, Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4706-7408.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

César Ribeiro, I. (2023). A INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Revista Do Direito, (69), 145-167. https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi69.18242