ESCOLAS DE ADVOCACIA DE ESTADO COMO LOCUS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMPATÍVEIS COM UMA ABORDAGEM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi69.18244Resumo
A proposta teórica da abordagem Direito e Políticas Públicas, não obstante esteja sendo desenvolvida no plano da graduação, deve considerar igualmente instituições que lidam com os desafios relacionados ao cumprimento dos compromissos finalísticos assinalados ao Estado. Escolas mantidas por estas instituições são o locus intuitivo para trazer essa nova abordagem aos profissionais já nelas atuando. Este artigo mapeia pontos de bloqueio a uma nova compreensão institucional baseada na abordagem Direito e Políticas Públicas, a ser construída entre os membros da Advocacia de Estado. Este diagnóstico se mostrará necessário para embasar escolas e pesquisas associadas à Advocacia de Estado, orientadas ao desenvolvimento de habilidades novas e interdisciplinares. O artigo foi desenvolvido segundo uma metodologia descritiva e exploratória, e propõe que escolas de Advocacia de Estado devem considerar, em seus futuros esforços de qualificação: 1) valorização da interdisciplinaridade; 2) oferta de uma moldura teórica e prática relacionada a Políticas Públicas; e 3) desenvolvimento de habilidades de comunicação.