SUSTENTABILIDADE, TECNOLOGIA E DIREITO: UM NECESSÁRIO SINCRONISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi71.18994

Resumo

As transformações tecnológicas conduziram a humanidade à atual era digital e impactaram nas dimensões social, política e econômica da sustentabilidade. Por consequência, esse cenário demanda do Direito novos mecanismos para a sua aplicação e eficácia, uma vez que aqueles atualmente disponíveis são incapazes de responder às complexidades de um mundo tecnológico e em constante transformação. A sustentabilidade pressupõe o entendimento de que o locus jurídico não é eficaz somente a partir da dimensão legal, jurisprudencial ou doutrinária, mas também depende de atitudes que oportunizem a compreensão de diferentes matizes, além daqueles (im)postos pelos textos normativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Marcio Cruz, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Realizou estágio de pós-doutorado nas universidades de Perugia e Alicante e estágio sênior na Universidade de Alicante. É professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, coordenador e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica - cursos de mestrado e doutorado - da Universidade do Vale do Itajaí, professor convidado da Universidade de Alicante e da Universidade de Perugia. Professor visitante do Instituto Universitario del Água y de las Ciencias Ambientales da Universidade de Alicante. Atua como docente e pesquisador nos temas Direito Transnacional, Direito e Sustentabilidade, Democracia e Estado e Constitucionalismo Comparado. Endereço eletrônico: pcruz@univali.br.

Jardel Anibal Casanova Danieli, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutorando, com bolsa CAPES, dos cursos de Ciência Jurídica da UNIVALI/Itajaí/Brasil e em Direito público pela Università degli Studi di Perugia/Itália. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Minho/Portugal - Mestrado em Direitos Humanos. Endereço eletrônico: jardel_casanova@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3969489561680336 https://orcid.org/0000-0002-0539-9247

Gabriel Real Ferrer, Universidade de Alicante - Espanha

Doutor em Direito pela Universidade de Alicante (1992). Professor Titular de Direito Ambiental e Administrativo e Subdiretor do Instituto Universitário da Água e do Meio Ambiente na mesma Universidade. Doutor Honoris Causa pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Consultor do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente - PNUMA. Foi Diretor do Máster en Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad - Universidad de Alicante. Lecionou na Universidade de Limonge (França); Universidade Carlos III de Madrid (Espanha); Universidade de Lleida (Espanha); na Universidade Metropolitana Autonôma do México (México); Centro Latino-americano de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável (Argentina); International Development Law Institut (Itália) dentre outras. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Ambiental e Desportivo. Ainda é importante destacar que a obra de sua carreira versa sobre o Direito Ambiental em especial à Sustentabilidade Global. É Professor Visitante na Universidade do Vale do Itajaí (Brasil) no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica com bolsa CAPES. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Ambiental e Desportivo.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Cruz, P. M., Casanova Danieli, J. A., & Ferrer, G. R. (2024). SUSTENTABILIDADE, TECNOLOGIA E DIREITO: UM NECESSÁRIO SINCRONISMO. Revista Do Direito, (71), 1-21. https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi71.18994

Edição

Seção

Artigos