Os meios de comunicação como paradigma constitucional democrático no processo comunicativo social

Autores

  • Jorge Renato dos Reis
  • Felipe da Veiga Dias

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i35.2282

Palavras-chave:

Constituição, Democracia, Meios de comunicação, Serviço público, Entes privados.

Resumo

O estudo em comento, a partir de uma visão constitucional, tem como base a visão conjugada entre necessidade informativa-comunicativa para o processo democrático, com enfoque na atuação dos meios de comunicação, haja vista que estes são relevantes prestadores de informações na sociedade moderna. A atuação destes se dá por entes privados, porém exercendo uma função pública, visto que auxilia na efetivação de direitos fundamentais e é imprescindível ao processo comunicativo democrático. O artigo apresenta como questionamento se a ação de monopólios informativos nas atividades dos meios de comunicação é capaz de viciar o exercício comunicativo do cidadão, já que a veracidade é componente ético profissional e ao mesmo tempo inerente às ações comunicativas, sendo que nestes casos a verdade pode ser “condicionada” por interesses particulares. Objetivando responder à problemática, estruturou-se a construção a partir da importância da linguagem, base hermenêutica, e do pensamento comunicativo de Habermas, podendo-se com isso conectá-lo à atividade dos meios de comunicação, aos direitos fundamentais e à visão de democracia, com base no agir comunicativo, para ao final aludir o caráter negativo da influência dos monopólios destes entes privados nas ações da sociedade, tendo em vista a possibilidade de vício da verdade, consequentemente do processo comunicativo e democrático, por parte de interesses individuais.

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Publicado

2011-01-22

Como Citar

Reis, J. R. dos, & Dias, F. da V. (2011). Os meios de comunicação como paradigma constitucional democrático no processo comunicativo social. Revista Do Direito, (35), 130-151. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i35.2282

Edição

Seção

Artigos