Programa de proteção e facilitação à convivência harmônica: uma nova experiência no contexto do ensino jurídico

Autores

  • Giselle Picorelli Yacoub Marques Universidade Federal Fluminense
  • Delton Ricardo Soares Meirelles Universidade Federal Fluminense
  • Esther Benayon Yagodnik Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i0.3909

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. CAJUFF. Ensino jurídico. Formas alternativas de resolução de conflitos. Programa de Proteção e Facilitação da Convivência Harmônica.

Resumo

RESUMO: No processo de transformação que a sociedade contemporânea vem experimentando (HABERMAS), surge a necessidade de se repensar a adequação do ensino jurídico das faculdades de Direito ao modelo assistencialista tradicional de acesso à justiça que, atualmente, se limita ao incentivo de práticas litigiosas. Para tanto, na esteira da redemocratização da justiça (BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS), o presente estudo busca demonstrar como o discurso de Habermas auxilia a implantação de formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal Fluminense, por meio de ações de extensão acadêmica. O Programa de Proteção e Facilitação da Convivência Harmônica, sendo ação de extensão inovadora neste sentido, alcança, através da identificação do conflito real pelo diálogo entre os agentes sociais envolvidos no conflito, e, tomando por base o agir comunicativo (HABERMAS), um viés emancipatório, para além da simples “compensação” do dano causado, atingindo também a efetividade do acesso à justiça e aos direitos. Incentiva-se a prática centrada no empenho e comprometimento dos participantes na elaboração e observância das normas por eles mesmos criadas, possibilitando um consenso pautado na ética, dignidade e retomada da responsabilidade, permitindo a desconstrução dos conflitos e reconstrução das relações.

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Biografia do Autor

Giselle Picorelli Yacoub Marques, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF. Pesquisadora do LAFEP/UFF. Professora auxiliar do departamento de Direito Privado da Universidade Federal Fluminense.

Delton Ricardo Soares Meirelles, Universidade Federal Fluminense

Coordenador de graduação e professor adjunto do Departamento de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense (SPP/UFF) e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Coordenador do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais (LAFEP/UFF). Doutor em Direito (UERJ).

Esther Benayon Yagodnik, Universidade Federal Fluminense

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF. Pesquisadora do LAFEP/UFF. Professora auxiliar do Centro de Assistência Judiciária da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da ação de extensão Programa de Proteção e Facilitação da Convivência Harmônica, em desenvolvimento na Universidade Federal Fluminense – UFF.

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Publicado

2013-08-03

Como Citar

Marques, G. P. Y., Meirelles, D. R. S., & Yagodnik, E. B. (2013). Programa de proteção e facilitação à convivência harmônica: uma nova experiência no contexto do ensino jurídico. Revista Do Direito, (40), 164 - 183. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i0.3909

Edição

Seção

Artigos