Transformações do direito e desenvolvimento agrário na sociedade de risco

Autores

  • Pedro Felippe Tayer Neto Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • João da Cruz Gonçalves Neto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v41i0.4149

Palavras-chave:

desenvolvimento agrário, direito agrário, sociedade de risco.

Resumo

O direito e o modelo de desenvolvimento agrário moderno passaram por profundas transformações desde o seu surgimento, nas sociedades industriais, até os dias de hoje. Novas tecnologias como os fertilizantes e pesticidas industriais e a manipulação genética trouxeram um grande aumento da produtividade no século XX, mas também a intensificação dos debates a respeito dos riscos da atividade agrária contemporânea. A proposta deste artigo é analisar algumas dessas transformações à luz das teorias a respeito da sociedade de risco, formuladas por Ulrich Beck e Anthony Giddens. No primeiro capítulo, serão expostos os traços fundamentais das sociedades de risco. No segundo, procurar-se-á expor como o direito e o desenvolvimento agrário se comportam nos cenários de risco. Para tanto, propõe-se uma abordagem qualitativa da bibliografia disponível a respeito do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Felippe Tayer Neto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Mestrando em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

João da Cruz Gonçalves Neto, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em filosofia pela em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Professor do programa de pós-graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Tayer Neto, P. F., & Gonçalves Neto, J. da C. (2013). Transformações do direito e desenvolvimento agrário na sociedade de risco. Revista Do Direito, 41, 24 - 40. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v41i0.4149

Edição

Seção

Artigos