Os mecanismos de controle da inflação e a possibilidade de uso do CADE

Autores

  • Daniel Francisco Nagao Menezes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rafael Quaresma Viva Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i42.4244

Palavras-chave:

Controle da Inflação, CADE, Concorrência, Intervenção Estatal, Políticas Públicas.

Resumo

O presente texto analisará os mecanismos de controle da inflação no Brasil e, a possibilidade de utilização das ferramentas administrativas do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no combate e controle à inflação pelo governo brasileiro, concluindo que, tal órgão administrativo pode e deve ser utilizado como ferramenta de controle da inflação previsto na Constituição Federal de 1988 e, regulamentado em 1994 e aprimorado em 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Francisco Nagao Menezes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), especializações em Direito Constitucional e Direito Processual Civil ambos pela PUC-Campinas, Especialização em Didática e Prática Pedagógica no Ensino Superior pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Universitário da Universidade Mackenzie, campus Campinas e da FACAMP.

Rafael Quaresma Viva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (2000), mestrado em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (2004) e cursando doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado (Quaresma Espinosa Advogados Associados), professor titular de Direito do Consumidor no Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), de Responsabilidade Civil na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) e de Prática Jurídica Civil na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Menezes, D. F. N., & Viva, R. Q. (2014). Os mecanismos de controle da inflação e a possibilidade de uso do CADE. Revista Do Direito, (42), 54-69. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i42.4244

Edição

Seção

Artigos