EDUCATION: AMERICAN MODELS FOR ASIAN POLICY?
DOI:
https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi69.18355Abstract
Este artigo foi escrito pelo Prof. William Clune, da Universidade de Wisconsin, Madison, EUA, em 1993. O professor é grande especialista em Direito e Políticas Públicas, um dos raros pesquisadores no mundo a ter produção teórica específica sobre a fundamentação desta abordagem. Seus principais trabalhos, publicados nos anos 1980 e 1990, foram redescobertos recentemente e vem sendo traduzidos para publicação no Brasil
Este artigo traz um interessante registro de viagem do Prof. Clune à China, no início da década de 1990, na condição de consultor na área educacional, com um riquíssimo depoimento sobre o diálogo intercultural em que os chineses indicam a possibilidade de abertura para a educação privada, a crença na ausência de viés dos testes educacionais e muitas questões que permanecem atuais e desafiadoras. Trata-se de artigo inédito no mundo, cedido à Profa. Maria Paula Dallari Bucci durante seu período como Visiting Scholar em Madison, em fevereiro de 2022.