Sistema Qualis: análise crítica da política de avaliação de periódicos científicos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i54.12000Palabras clave:
Qualis Periódicos, CAPES, avaliação da educação superior, indexadores de periódicos, regulação da educação.Resumen
O artigo analisa o atual sistema de avaliação da produção científica publicada pelos professores e alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorados) no Brasil. Em destaque, descreve a política do Qualis Periódicos, elaborando uma visão crítica a respeito dos seus pontos positivos e negativos. Propõe que o Qualis não é meramente um instrumento de avaliação, mas de ampla regulação do setor educacional superior brasileiro. Descreve sinteticamente as bases e indexadores mais importantes atualmente utilizados pelas agências de avaliação. Aponta os principais problemas da avaliação de periódicos na Área do Direito, descrevendo detalhadamente as etapas e os vícios do processo avaliativo de revistas nacionais e estrangeiras no quadriênio 2013-2016 e examinando criticamente os critérios utilizados para a classificação dos periódicos estrangeiros, que acabaram por promover um desestímulo à produção científica internacional na Área. Conclui pela necessidade de uma visão mais ampla da CAPES a respeito do processo regulatório de avaliação, bem como pela necessidade de respeito às singularidades de cada Área. Por fim, afirma a necessidade de cumprimento das normas de Direito Administrativo, para maior eficiência e legitimidade do sistema.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2018-01-08
Cómo citar
Gabardo, E., Hachem, D. W., & Hamada, G. (2018). Sistema Qualis: análise crítica da política de avaliação de periódicos científicos no Brasil. Revista Do Direito, (54), 144-185. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i54.12000
Número
Sección
Artigos