Ética do consumo, consumo consciente e felicidade

Autores/as

  • Antônio Carlos Efing Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Alexandre Araujo Cavalcante Soares Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6657

Palabras clave:

Consumismo. Consumo Consciente. Desenvolvimento Socioambiental. Ética. Felicidade.

Resumen

O presente artigo busca discutir a necessidade de uma ética para o consumo. A revisão das correntes epistemológicas do tema, utilizado do método bibliográfico, aponta duas perspectivas para a explicação do ato de consumir em nossa sociedade, a saber: a perspectiva crítica e a perspectiva liberal. A ideia que permeia o presente estudo seria a possibilidade de construção de uma ética do consumo que permitisse a conciliação destas duas correntes em uma perspectiva única que atendesse aos anseios de uma sociedade justa e harmônica. Dessa forma, argumenta-se que o conceito de consumidor consciente, entendido como a soma dos conceitos de consumidor e cidadão é capaz de permitir uma nova forma de consumo em sociedade, que respeite as decisões individuais e permita a proteção em face dos efeitos danosos do consumo para o meio ambiente e ao próprio indivíduo. Adicionalmente, é defendida a ideia de que o consumo consciente pode resgatar a felicidade almejada no ato de consumir, ao privilegiar o usufruto ao possuir, ao valorizar os bens públicos e aos bens que não estão disponíveis no mercado.

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Biografía del autor/a

Antônio Carlos Efing, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre e Doutor pela PUCSP; professor titular da PUCPR (Curitiba, PR-Brasil) onde leciona na graduação, especializações, mestrado e doutorado; professor da Escola da Magistratura do Paraná; membro do Instituto dos Advogados do Paraná; Advogado militante em Curitiba.

Alexandre Araujo Cavalcante Soares, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Direito Econômico e Socioambiental da PUCPR. Mestrado e graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Assistente I da Universidade Federal do Cariri (UFCa).

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Publicado

2016-01-10

Cómo citar

Efing, A. C., & Cavalcante Soares, A. A. (2016). Ética do consumo, consumo consciente e felicidade. Revista Do Direito, (48), 52-69. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6657

Número

Sección

Artigos