Ética do consumo, consumo consciente e felicidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6657Palabras clave:
Consumismo. Consumo Consciente. Desenvolvimento Socioambiental. Ética. Felicidade.Resumen
O presente artigo busca discutir a necessidade de uma ética para o consumo. A revisão das correntes epistemológicas do tema, utilizado do método bibliográfico, aponta duas perspectivas para a explicação do ato de consumir em nossa sociedade, a saber: a perspectiva crítica e a perspectiva liberal. A ideia que permeia o presente estudo seria a possibilidade de construção de uma ética do consumo que permitisse a conciliação destas duas correntes em uma perspectiva única que atendesse aos anseios de uma sociedade justa e harmônica. Dessa forma, argumenta-se que o conceito de consumidor consciente, entendido como a soma dos conceitos de consumidor e cidadão é capaz de permitir uma nova forma de consumo em sociedade, que respeite as decisões individuais e permita a proteção em face dos efeitos danosos do consumo para o meio ambiente e ao próprio indivíduo. Adicionalmente, é defendida a ideia de que o consumo consciente pode resgatar a felicidade almejada no ato de consumir, ao privilegiar o usufruto ao possuir, ao valorizar os bens públicos e aos bens que não estão disponíveis no mercado.Descargas
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Publicado
2016-01-10
Cómo citar
Efing, A. C., & Cavalcante Soares, A. A. (2016). Ética do consumo, consumo consciente e felicidade. Revista Do Direito, (48), 52-69. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6657
Número
Sección
Artigos