Vibrio cholerae: doença, manifestações clínicas e microbiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11290

Resumo

Justificativa e conteúdo: A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda causada pela toxina do Vibrio cholerae. A transmissão é oral-fecal e ocorre predominantemente em ambientes aquáticos contaminados. Pode ser fatal, mas é facilmente evitada e tratada. Associa-se a sua propagação com a falta de saneamento básico pois cresce exponencialmente nesses ambientes. O diagnóstico é clínico-epidemiológico, laboratorial com meios seletivos para o microrganismo e teste rápido, este último não é sensível e nem especifico. O tratamento é com sais de reidratação oral e antibioticoterapia, indica-se a suplementação com zinco. Existe vacinação para Vibrio cholerae, e essa é a melhor medida para o controle da doença. As pesquisas em cólera já não são mais frequentes, pois ela é considerada uma doença de países que não são desenvolvidos. Conclusão: Nesse contexto, ainda são necessárias pesquisas sobre sistemas de esgoto, monitorização de efluentes, vigilância da qualidade da água de abastecimento público e vigilância da qualidade de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Guilherme Lisbôa Moura, UNISINOS

Discente do curso de Farmácia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fisiopatologia e diagnóstico laboratorial (Análises clínicas).

Tanise Gemelli, Unisinos

Doutora (2016) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização de Docência na Saúde pelo Ministério da Saúde com parceria da UFRGS. Graduada em Biomedicina com ênfase em Patologia Clínica e Análises Bromatológicas pelo Centro Universitário Metodista IPA. Atua como docente na Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), nas atividades acadêmicas de Bioquímicas, Microbiologia Clínica, Microbiologia de Alimentos e Bromatologia. Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos da UNISINOS na área de alterações metabólicas em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e áreas afins. Linhas de pesquisa básica em erros inatos do metabolismo dos aminoácidos, tendo experiência nos seguintes temas: estresse oxidativo, metabolismo energético, fenilcetonúria, beta-alaninemia, testes comportamentais, neurotoxicidade e neuroproteção.

Jessica Muller, Unisinos

Estudante de Farmácia (Unisinos), possui experiência em controle de qualidade de alimentos.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

Moura, J. G. L., Gemelli, T., & Muller, J. (2018). Vibrio cholerae: doença, manifestações clínicas e microbiologia. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(4), 483-488. https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11290

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO