Política Editorial
Foco e Escopo
A Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção (RECI) é uma publicação oficial do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul/RS e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Com periodicidade TRIMESTRAL, tem por objetivo publicar artigos que contribuam para o conhecimento na área de epidemiologia e controle de infecção relacionados à serviços de saúde. A revista acolhe publicação de Editoriais, Artigos Originais, Artigos de Revisão, Comunicações Breves, Relatos de Experiências, Cartas ao Editor, Qual o seu diagnóstico?. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores, e estudantes interessados em epidemiologia e controle de infecção.
Aos autores são solicitadas as garantias de que nenhum material infrinja direito autoral existente, ou direito de uma terceira parte.
Taxa de Rejeição em 2022: 67%.
Processo de Avaliação Anônima pelos Pares
Não serão aceitos artigos já publicados em outros periódicos. Os trabalhos submetidos serão enviados para pelo menos dois revisores (duplo-cego), após o recebimento dos pareceres os autores têm um prazo de 15 dias para responderem a revisão. Os artigos publicados serão da exclusiva responsabilidade dos autores.
ANÁLISE E ACEITAÇÃO DOS MANUSCRITOS
1° Os manuscritos são submetidos exclusivamente pelo cadastro no site: http://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/index.
Todos os autores e afiliações devem ser corretamente identificados no sistema no momento da submissão.
Após a submissão no sistema da RECI o manuscrito passa por uma primeira revisão e estará sujeito a pequenas correções ou modificações de padronização editorial, que não alterem o estilo do autor (PRAZO 7 dias). Quando necessárias alterações, o manuscrito é encaminhado para o autor para as devidas alterações (PRAZO 7 dias). Realizadas as alterações ele deverá ser enviado novamente pelo sistema, caso contrário, será finalizado o processo de submissão e o manuscrito será arquivado (PRAZO 7 dias). Quando não aceitos, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor.
2º Se aprovado sem necessidade de correções ou após o envio com as alterações o artigo é encaminhado para avaliação cega por pares (PRAZO 7 dias). Caso o avaliador solicite alterações (PRAZO 30 dias), será enviado ao autor um relatório com considerações para correção (PRAZO 7 dias) . Os autores deverão providenciar todas as informações e correções solicitadas, que devem estar marcadas no texto, utilizando cores diferentes ou sistemas eletrônicos de marcação de alterações, de maneira que essas modificações fiquem evidentes (PRAZO 21 dias).
O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:
(1) Aprovado sem revisões (ou mínimas revisões);
(2) Aprovação condicionada à revisões;
(3) Submeter a nova rodada de avaliação;
(4) Rejeitado.
A RECI conta com um banco de pareceristas categorizados em temáticas relacionadas ao escopo da revista, e seu recrutamento segue a política editorial que combina convites a pesquisadores do Brasil e do exterior.
3º A versão corrigida passa por uma nova avaliação pelo conselho editorial, onde podem ser necessárias novas adequações (PRAZO 7 dias). Se o artigo não precisar de alterações dos avaliadores, é comunicado o aceite e enviado para edição de texto (PRAZO 21 dias).
4º Na próxima etapa o autor receberá o artigo para conferir as alterações feitas após edição de texto do editor, será o último momento para maiores correções. Após o envio por parte do autor do seu manuscrito corrigido (PRAZO 7 dias), o mesmo será inserido no sistema constando como“artigo no prelo” (PRAZO 7 dias).
5ºApós o artigo será encaminhado para a seção de Layout e voltará para o autor realizar a leitura de provas, neste momento somente é possível registrar erros tipográficos e de layout. Nessa etapa serão solicitadas as Declarações de Originalidade, de Responsabilidade e de Transferência de Direitos Autorais.
6º Após a leitura de provas e devidos ajustes o artigo em sua versão final é publicado na revista.
Seguem os itens avaliados:
- Título: é adequado aos objetivos do estudo, claro, sucinto e compatível com o conteúdo do trabalho, coerente.
- Resumo, Abstract e Resumen: se adéquam as normas da revista onde:
Artigos originais tem no máximo 250 palavras e se estruturam em Justificativa e Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão
Artigos de revisão, no máximo 250 palavras, estruturados da seguinte forma: Justificativa e Objetivos, Conteúdo e Conclusão.)
- Descritores, Keywords e Palabras clave: são esclarecedores e condizentes ao trabalho. Apresentam de três a cinco Descritores selecionados do DeCS.
- Introdução: apresenta o problema, justifica e apresenta objetivo do estudo, nesta ordem.
- Texto Principal: é estruturado conforme normas específicas para a modalidade do artigo, crítico, esclarecedor e coerente.
- Métodos: são coerentes e apresentam detalhes suficientes para que outros pesquisadores possam avaliar ou repetir o trabalho.
- Resultados e Discussão: críticos e coerentes, com conclusão adequada à hipótese do estudo.
- Referências: são atuais, diversificadas e de reconhecimento científico, seguem as normas de Vancouver, conforme recomendado pela RECI.
- Originalidade: as ideias apresentadas são inéditas.
- Linguagem e Redação: apresenta português claro e objetivo.
- Relevância Científica: apresenta contribuições para a área.
- Revisão Bibliográfica: é pertinente, atualizada, condizente ao assunto.
- Domínio do conteúdo: o (s) autor (es) apresentam conhecimento a cerca do conteúdo trabalhado. Argumentação consistente, Coesão e coerência textual.
- Qualidade do conteúdo: é importante para a área a publicação do artigo.
- Análise Estatística: é adequada à problemática e está coerente.
- Ilustrações/Tabelas/Gráficos: adequados e condizentes.
- Princípios éticos: foram respeitados e citados.
Periodicidade
A revista tem periodicidade trimestral. Os fascículos da revista são publicados no começo do primeiro mês do período de publicação.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Despesas de publicação, taxas e fontes de receita
A Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico que apoia políticas de Acesso Aberto. A RECI não publica nenhum material publicitário
Política de Publicidade
A RECI não reproduz nem divulga anúncios publicitários em seus artigos ou em seu website, concentrando sua atuação na difusão do conhecimento conhecimento em epidemiologia e.controle de infecção.
Arquivamento
Esta revista utiliza a Rede Cariniana para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Preservado em:
Indexadores
Atualmente, a Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção está indexada nas seguintes bases:
Diretórios
1. DOAJ - www.doaj.org
2. Diadorim - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org
4. Latindex - www.latindex.org
5. Redalyc - https://www.redalyc.org
6. Web of Science: Emerging Sources Citation Index - https://mjl.clarivate.com/
7. EZB Nutzeranfragen - http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/index.phtml
8. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/
9. REDIB - https://www.redib.org/
10. Miguilim - https://miguilim.ibict.br/
11. Base - https://www.base-search.net/
Base de Dados
1. Sumários.Org - www.sumarios.org
2. LILACS - http://lilacs.bvsalud.org/
3. CUIDEN - https://cuiden.fundacionindex.com
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br
Princípios de Transparência e Boas Práticas na Publicação
A RECI adota por completo os Princípios de Transparência e Boas Práticas na Publicação Acadêmica da COPE. Os princípios aderidos pela RECI podem ser lidos completamente na DECLARAÇÃO PRINCÍPIOS DE TRANSPARÊNCIA DA RECI.
Sobre ética e más práticas na Publicação
A RECI segue as diretrizes de melhores práticas sobre ética e negligência do Committee on Publication Ethics e do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e organizações relacionadas, conforme declarado nas páginas do DOAJ em Transparência e Melhores Práticas.
Práticas que ferem a integridade científica, como plágio, autoplágio, fabricação de dados, publicação redundante e conflitos de interesse não divulgados, entre outras práticas de má conduta, serão avaliadas por membros do Núcleo Editorial e do Comitê Editorial, independentes em relação ao processo editorial do manuscrito em questão, de acordo com os fluxogramas e demais recomendações do COPE, que comunicará imediatamente os autores sobre a decisão e todas as etapas desse processo. A revista adota o sistema iThenticate para identificação de plágio.
A RECI possui uma DECLARAÇÃO SOBRE ÉTICA E MÁS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO, que expressa o compromisso ético da revista para a adoção de melhores práticas na publicação científica.
Equidade de gênero
Editores e revisores da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados, conforme descrito em inglês em aqui e em português aqui. Além disso, a RECI observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo de editores e revisores.
DOI - Digital Object Identifier
DOI - Identificador de Objeto Digital é um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web. Todos os textos publicados na RECI recebem um DOI válido.
ORCID - Open Researcher and Contributor ID
Em virtude da importância deste identificador a Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção está solicitando que os autores da RECI incluam o ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos.
Este identificador individualiza o pesquisador, distinguindo um do outro e ao mesmo tempo impedindo que haja problemas com ambiguidades nas entradas e grafias do mesmo nome. Outra característica importante é que ele é irrestrito e possibilita o intercâmbio de metadados.
Usando um ORCID ID, os pesquisadores são conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações.
O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente por meio do site http://orcid.org.
Informações adicionais podem ser obtidas em:
http://www.nature.com/news/scientists-your-number-is-up-1.10740
Patrocinador
- Hospital Santa Cruz (HSC - UNISC)
Instruções aos Autores
Para acessar as instruções aos autores detalhadas, clique aqui.