Declaração Princípios de Transparência

A Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção (RECI) adota por completo os Princípios de Transparência e Boas Práticas na Publicação Acadêmica da COPE. Em particular, a RECI adere completamente aos seguintes princípios:

 

  1. Website: O site da revista, incluindo o texto nele contido, demonstra claramente que foram tomados cuidados para garantir elevados padrões éticos e profissionais. Não contém informações que possam enganar leitores ou autores, incluindo qualquer tentativa de imitar o site de outro periódico/editora. Uma declaração de ‘Objetivos e Escopo’ está incluída no site da RECI e o público leitor está claramente definido. Há uma declaração clara sobre o que esta revista considerará para publicação, incluindo critérios de autoria (por exemplo, não considerar submissões múltiplas, publicações redundantes). O ISSN da revista é claramente exibido (tanto no site como em cada artigo individual publicado).

 

  1. Nome da revista: Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção é um nome único e não é facilmente confundido com outro periódico ou que possa enganar potenciais autores e leitores sobre a origem da RECI ou associação com outros periódicos.

 

  1. Processo de Avaliação pelos Pares: o conteúdo da RECI está claramente definido como um periódico revisado por pares. O processo de revisão por pares, bem como todas as políticas relacionadas aos procedimentos de revisão por pares da revista, estão claramente descritos no site desta revista, incluindo o método de revisão por pares utilizado. A RECI não garante a aprovação do manuscrito e pré-define o tempo (em dias) das etapas do processo de avaliação

 

  1. Propriedade e gestão: As informações sobre a propriedade e gestão da RECI estão claramente indicadas no site da revista; garantindo que não haja informações enganosas sobre a natureza do proprietário da revista.

 

  1. Equipe administrativa: a RECI possui um conselho editorial cujos membros são especialistas reconhecidos nas áreas temáticas incluídas no escopo da revista. Os nomes completos e afiliações do conselho editorial da revista são fornecidos no site da revista.

 

  1. Equipe editorial/informação para contato: a RECI fornece os nomes completos e afiliações dos editores da revista no site da revista, bem como informações de contato para suporte técnico, incluindo um endereço completo.

 

  1. Direitos autorais e licenciamento: A política de direitos autorais está claramente indicada nas diretrizes do autor e o detentor dos direitos autorais é nomeado em todos os artigos publicados. Da mesma forma, as informações de licenciamento estão claramente descritas nas diretrizes no site da RECI, e os termos de licenciamento são indicados em todos os artigos publicados. Os autores estão autorizados a publicar sob uma Licença Internacional Creative Commons (CC BY 4.0) e todos os requisitos específicos da licença são claramente observados. As políticas sobre a publicação de versões finais aceitas ou artigos publicados em repositórios de terceiros são claramente definidas.

 

  1. Taxas ao autor: a RECI não cobra taxas de autores para submeter, avaliar ou publicar textos.

 

  1. Processo para identificação e tratamento de alegações de má conduta em pesquisa: Os Editores da RECI estão comprometidos em tomar medidas para identificar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta de pesquisa, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação/fabricação de dados, entre outros. Em nenhum caso a RECI ou seus editores encorajarão tal má conduta, ou permitirão conscientemente que tal má conduta ocorra. Caso o editor ou os editores da RECI tomem conhecimento de qualquer alegação de má conduta de pesquisa relacionada a um artigo publicado nesta revista, o editor ou editor compromete-se a seguir as diretrizes do COPE ao lidar com as alegações. Todos os textos submetidos a RECI recebem uma varredura da ferramenta CrossRef Similarity Check.

 

  1. Ética de Publicação: A RECI possui políticas detalhadas sobre ética de publicação <Inserir Link>. Elas estão claramente visíveis em seu site e referem-se a: i) Políticas da revista sobre autoria e contribuição; ii) Como a revista tratará reclamações e recursos; iii) Políticas da revista sobre conflitos de interesses/interesses concorrentes; iv) Políticas do periódico sobre compartilhamento e reprodutibilidade de dados; v) Política da revista sobre supervisão ética; vi) Política da Revista sobre propriedade intelectual; e vii) opções da revista para discussões e correções pós-publicação.

 

  1. Cronograma de publicação: A periodicidade de publicação da RECI está claramente indicada.

 

  1. Acesso: A forma como a revista e os artigos individuais estão disponíveis aos leitores, em acesso aberto e livre de quaisquer taxas, é claramente indicada.

 

  1. Arquivamento: a RECI adotou um plano de backup eletrônico e preservação do acesso ao conteúdo da revista, caso a revista deixe de ser publicada; isso está claramente indicado na Política de Arquivamento Digital e Inclusão em Repositórios Permanentes da revista.

 

  1. Fontes de receita: O modelo de negócios e as fontes de receita da RECI estão claramente indicados no site da revista. As despesas da revista são integralmente cobertas pela Universidade de Santa Cruz do Sul e, através da Edunisc, do Programa de Pós graduçao promoção da Saude e do Hospital Santa Cruz.

 

  1. Publicidade: A RECI declara claramente a sua política de publicidade; A RECI não publica nenhum material publicitário.

 

  1. Marketing direto: Quaisquer atividades de marketing direto, incluindo solicitação de manuscritos conduzidas em nome da RECI, são apropriadas, bem direcionadas e discretas. As informações fornecidas sobre a editora e a revista são verdadeiras e não enganam os leitores ou autores.