Análise do nível de informação da equipe de enfermagem sobre eventos adversos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i2.11489

Resumo

Justificativa e Objetivo: Este estudo se insere no campo da avaliação do conhecimento, envolvendo em específico os profissionais de Enfermagem e a ocorrência de efeitos adversos, podendo consistir em um agravo evitável. Desta forma, o objetivo foi analisar o nível de informação da equipe de enfermagem sobre os eventos adversos em uma Unidade de Terapia Intensiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital estadual do interior de Pernambuco, com 27 integrantes da equipe de Enfermagem. A coleta foi realizada no período de julho de 2013 por meio de um questionário e os dados foram analisados no software Epi-Info 3.5. Resultados: Houve predominância de 63% com conhecimento pleno em relação à definição de eventos adversos; 63% relataram não haver formulário próprio para notificação de eventos adversos; 55,6% informam que não existe um programa de qualidade do cuidado e 70,4% desconhecem a existência de publicação periódica dos indicadores de qualidade do cuidado no serviço. Conclusão: Possuir conhecimento sobre os eventos adversos não elimina os riscos de ocorrência; questões estruturais e relacionadas ao cuidado com o paciente favorecem a incidência de eventos adversos, acentuada pelo fato da não identificar riscos e de não promover atividades preventivas e educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wislaynne Stwart Bezerra Alves, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Professora do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Marília Gabrielle Santos Nunes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Professora do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória

Viviane de Araujo Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória(CAV).

José Jairo Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória/UFPE/CAV. Vitória de Santo Antão (PE), Brasil. E-mail:

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Alves, W. S. B., Nunes, M. G. S., Gouveia, V. de A., & da Silva, J. J. T. (2018). Análise do nível de informação da equipe de enfermagem sobre eventos adversos. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(2), 159-164. https://doi.org/10.17058/reci.v8i2.11489

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL