Resistência aos antimicrobianos: uma revisão dos desafios na busca por novas alternativas de tratamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11580

Resumo

Justificativa e objetivo: Os antimicrobianos correspondem a uma classe de fármacos mundialmente empregados no tratamento de inúmeras patologias desencadeadas por microrganismos. Nos últimos anos, em decorrência do aumento da resistência bacteriana, principalmente por patógenos potencialmente nocivos para a saúde, têm-se despertado gradativamente a necessidade pela busca de novas substâncias com o intuito de conter as infecções desencadeadas nos ambientes hospitalares e na comunidade. Em razão disso, o desafio é a busca por novas pesquisas relativas às novas substâncias com atividades antimicrobianas ou sob a averiguação que demonstraram notória efetividade quando testados frente às bactérias, comparando-as aos já empregados. Conteúdo: A revisão bibliográfica, pertinente ao assunto, baseada em artigos publicados nas revistas indexadas no Scielo, Science Direct, Bireme, Medline e Pubmed, apontou novos estudos e evidenciaram que há novas substâncias em desenvolvimento ou já disponíveis com significativa atividade antimicrobiana capaz de reduzir, de forma seletiva, alguns microrganismos emergentes ou multirresistentes em um curto período de tempo, bem como ao longo prazo. Conclusão: Visto que há novas fontes naturais sendo exploradas e que podem contribuir para a síntese de novos fármacos com propriedades antimicrobianas, vislumbram-se novos antimicrobianos a serem inseridos no mercado e na prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Oliveira da Silva, Graduação em Farmácia pela Universidade Nove de Julho

Graduação em farmácia pela Universidade Nove de Julho com Iniciação Científica na área de microbiologia e micologia aplicada.

Simone Aquino, Programa de Mestrado Profissional em Administração- Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho. Editora Acadêmica do Journal of Advances in Microbiology e Asian Plant Research Journal.

Médica veterinária sanitarista com especialização pela FSP-USP e mestrado e doutorado pelo IPEN - USP na área de Tecnologia Nuclear (controle de microrganismos por irradiação). Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde e da graduação de farmácia da disciplina de microbiologia clínica da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

da Silva, M. O., & Aquino, S. (2018). Resistência aos antimicrobianos: uma revisão dos desafios na busca por novas alternativas de tratamento. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(4), 472-482. https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11580

Edição

Seção

ARTIGOS REVISÃO