Teste de Papanicolau: realização e conhecimento de acadêmicas de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11592

Resumo

Justificativa e Objetivos: O enfermeiro exerce papel fundamental na realização do Papanicolau, logo seu comportamento em saúde frente ao exame e outras práticas de prevenção. Assim, este estudo objetivou identificar o índice de realização e conhecimento sobre o Papanicolau entre acadêmicas de enfermagem. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal e quantitativa realizado entre março de 2016 e março de 2017 em uma faculdade privada de São Paulo, junto a 28 acadêmicas de enfermagem, maiores de 18 anos, devidamente matriculadas e em atividade regular em sala de aula. A coleta de dados ocorreu na própria faculdade, conforme a disponibilidade de horário das acadêmicas, através de aplicação de questionário estruturado e pré testado. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva. Os dados foram analisados pelo Statistical Package for Social Sciences, aplicando o teste Exato de Fisher. Resultados: As participantes do estudo conheciam o teste, sua importância e necessidade de realização. Observou-se que 78,6% não sabiam a periodicidade da realização do teste conforme recomendação do Ministério da Saúde, 42,9% desconhecia a necessidade ou importância de gestantes na realização do procedimento e 80,8% das participantes que referiram nunca ter realizado, não atribuíram motivo em específico. Conclusão: o baixo índice de realização e o conhecimento pontual do Papanicolau revela um descuido das participantes ou pouco acesso à essas informações. Esse cenário pode ser semelhante em seus ambientes familiares e acabar refletindo posteriormente em suas práticas profissionais. Descritores: Saúde da Mulher. Conhecimento. Estudantes de Enfermagem. Teste de Papanicolaou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rulio Glécias Marçal da Silva, Faculdade Sequencial, São Paulo, SP

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente Assistente do Departamento de Enfermagem da Faculdade Sequencial, São Paulo – SP

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Enfermeiro. Doutor em Bioética. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Tangará da Serra, Departamento de Enfermagem.

Priscila Oliveira Fideles dos Santos, Faculdade Sequencial, São Paulo – SP

Bióloga. Mestre em Infectologia. Docente Assistente do Departamento de Enfermagem da Faculdade Sequencial, São Paulo – SP.

Márcia Zotti Justo Ferreira, Faculdade Sequencial, São Paulo – SP

Enfermeira. Doutora em Engenharia. Docente Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade Sequencial, .

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Silva, R. G. M. da, Nascimento, V. F. do, Santos, P. O. F. dos, & Ferreira, M. Z. J. (2019). Teste de Papanicolau: realização e conhecimento de acadêmicas de enfermagem. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(1). https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11592

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL