Teste de Papanicolau: realização e conhecimento de acadêmicas de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11592Resumo
Justificativa e Objetivos: O enfermeiro exerce papel fundamental na realização do Papanicolau, logo seu comportamento em saúde frente ao exame e outras práticas de prevenção. Assim, este estudo objetivou identificar o índice de realização e conhecimento sobre o Papanicolau entre acadêmicas de enfermagem. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal e quantitativa realizado entre março de 2016 e março de 2017 em uma faculdade privada de São Paulo, junto a 28 acadêmicas de enfermagem, maiores de 18 anos, devidamente matriculadas e em atividade regular em sala de aula. A coleta de dados ocorreu na própria faculdade, conforme a disponibilidade de horário das acadêmicas, através de aplicação de questionário estruturado e pré testado. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva. Os dados foram analisados pelo Statistical Package for Social Sciences, aplicando o teste Exato de Fisher. Resultados: As participantes do estudo conheciam o teste, sua importância e necessidade de realização. Observou-se que 78,6% não sabiam a periodicidade da realização do teste conforme recomendação do Ministério da Saúde, 42,9% desconhecia a necessidade ou importância de gestantes na realização do procedimento e 80,8% das participantes que referiram nunca ter realizado, não atribuíram motivo em específico. Conclusão: o baixo índice de realização e o conhecimento pontual do Papanicolau revela um descuido das participantes ou pouco acesso à essas informações. Esse cenário pode ser semelhante em seus ambientes familiares e acabar refletindo posteriormente em suas práticas profissionais. Descritores: Saúde da Mulher. Conhecimento. Estudantes de Enfermagem. Teste de Papanicolaou.Downloads
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