Relação entre o estado nutricional, nutrição precoce, hiperglicemia e desfecho clínico de pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11689

Resumo

Justificativa e Objetivos: A oferta de nutrientes no momento certo, pode minimizar os efeitos do catabolismo exacerbado, melhorando a evolução clínica do paciente. Por isso, o objetivo deste estudo foi avaliar e relacionar o estado nutricional, nutrição precoce e hiperglicemia com o desfecho clínico de pacientes críticos internados em uma unidade de terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, com pacientes críticos de um hospital do interior do estado do Rio Grande do Sul, de ambos os sexos, com idade superior a 20 anos. Foram coletadas informações como, doença (s) de base, diagnóstico principal, idade, sexo, data de internação, tipo e tempo de terapia nutricional instituída, via de administração da dieta, avaliação da glicemia, aplicação de insulina, complicações clínicas, dias de internação e o desfecho clínico. A glicemia e a via de dieta foram acompanhadas durante 72 horas de internação. Resultado: Participaram do estudo 66 pacientes, com média de 64,08±16,11 anos, 59,1% eram do sexo masculino, houve predomínio de sobrepeso (59,1%) e 48,5% internaram por algum evento cardiovascular. Nas 24 horas de internação 15,2% dos indivíduos eram hiperglicêmicos, seguido de 21,2% nas 48 horas e 19,7% nas 72 horas. Verificamos associação entre o desfecho clínico dos pacientes e a nutrição precoce em até 48 horas (p=0,004), assim como, infecção (p=0,036) e os tipos de vias alimentares utilizadas nas primeiras 48 horas (p=0,002) e em até 72 horas (p=0,001). Conclusão: A terapia nutricional precoce influencia diretamente no desfecho clínico de pacientes críticos, apresentando-se como um risco à vida. Descritores: Hiperglicemia. Estado nutricional. Suporte nutricional. Unidades de terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara de Queiroz Fischer, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduada em Nutrição. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Nutrição do Hospital Santa Cruz. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Fabiana Assmann Poll, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduada em Nutrição. Mestre em Ciências Médicas Pediatria. Docente do Departamento de Educação Física e Saúde. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Fischer, M. de Q., & Poll, F. A. (2019). Relação entre o estado nutricional, nutrição precoce, hiperglicemia e desfecho clínico de pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(1). https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11689

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL