Perfil sociodemográfico de manicures atuantes na região oeste do Paraná: aspectos da formação profissional e biossegurança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11762

Resumo

Justificativa e Objetivos: O surgimento e o desenvolvimento de profissionais manicures têm relação direta com o desenvolvimento da estética e da podologia, aliado ao desenvolvimento econômico do país e os meios de comunicação, que levam os indivíduos a se preocuparem com o corpo, sendo, necessário o crescimento quantitativo de profissionais que possam atender esta demanda, incluindo as manicures. Entretanto, esse crescimento não tem acompanhado a devida qualificação profissional, expondo trabalhadores e clientela atendida, aos riscos inerentes às atividades desenvolvidas. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil sociodemográfico de profissionais manicures, enfocando os aspectos da formação profissional e biossegurança. Métodos: Estudo descritivo, transversal e prospectivo, com delineamento para o estudo de campo, com análise quantitativa dos dados. Resultados: A amostra total de acesso, constituiu-se de 61 estabelecimentos de beleza, com predomínio de profissionais do sexo feminino (96,72%), com escolaridade entre ensino médio incompleto a completo (58,91%), com uma renda mensal de até um salário mínimo (77,04%), com relação a realização de cursos que envolvam a temática biossegurança (73,77%) das entrevistadas nunca o realizaram. Conclusão: Evidenciou-se que a baixa escolaridade, relacionada a não realização de cursos que envolvam questões de biossegurança, reforçam os riscos que estas profissionais enfrentam cotidianamente. Descritores: Centros de Embelezamento e Estética. Saúde Pública. Perfil de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bordin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Residente pelo Programa de Residência em Enfermagem na Especialidade de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.

Débora Cristina Ignácio Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem, da Universidade de São Paulo. Professora Adjunto da UNIOESTE, nas disciplinas de Enfermagem Perioperatória, Sistematização da Assistência de Enfermagem e nos Programas de Residência em Enfermagem (Especialidade de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica e Especialidade em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções).

Maristela Salete Maraschin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Curso de Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE.

Enfermeira. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel).

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Bordin, V., Ignácio Alves, D. C., Maraschin, M. S., & Vanelli Nabuco de Gouvêa, L. A. (2019). Perfil sociodemográfico de manicures atuantes na região oeste do Paraná: aspectos da formação profissional e biossegurança. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(1). https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11762

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL