Perfil sociodemográfico de manicures atuantes na região oeste do Paraná: aspectos da formação profissional e biossegurança
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11762Resumo
Justificativa e Objetivos: O surgimento e o desenvolvimento de profissionais manicures têm relação direta com o desenvolvimento da estética e da podologia, aliado ao desenvolvimento econômico do país e os meios de comunicação, que levam os indivíduos a se preocuparem com o corpo, sendo, necessário o crescimento quantitativo de profissionais que possam atender esta demanda, incluindo as manicures. Entretanto, esse crescimento não tem acompanhado a devida qualificação profissional, expondo trabalhadores e clientela atendida, aos riscos inerentes às atividades desenvolvidas. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil sociodemográfico de profissionais manicures, enfocando os aspectos da formação profissional e biossegurança. Métodos: Estudo descritivo, transversal e prospectivo, com delineamento para o estudo de campo, com análise quantitativa dos dados. Resultados: A amostra total de acesso, constituiu-se de 61 estabelecimentos de beleza, com predomínio de profissionais do sexo feminino (96,72%), com escolaridade entre ensino médio incompleto a completo (58,91%), com uma renda mensal de até um salário mínimo (77,04%), com relação a realização de cursos que envolvam a temática biossegurança (73,77%) das entrevistadas nunca o realizaram. Conclusão: Evidenciou-se que a baixa escolaridade, relacionada a não realização de cursos que envolvam questões de biossegurança, reforçam os riscos que estas profissionais enfrentam cotidianamente. Descritores: Centros de Embelezamento e Estética. Saúde Pública. Perfil de Saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.