Perfil epidemiológico e clínico de pacientes internados com lesão por pressão em hospital de referência no Amazonas

Autores

  • Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Ana Cláudia dos Santos Rocha Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.
  • Tiótrefis Gomes Fernandes Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.11857

Resumo

Justificativa e Objetivos: Lesões por pressão (LPP) representam um sério problema de saúde que gera grande desconforto, sofrimento e impacto na morbimortalidade de indivíduos internados. Conhecer o perfil de pacientes hospitalizados com essas lesões, assim como suas correlações clínicas, permitem a elaboração de estratégias profiláticas mais direcionadas e adequadas para esse público. Desse modo, o objetivo geral do presente estudo foi verificar o perfil epidemiológico e clínico de pacientes com LPP, internados em instituição de saúde em Manaus/AM, determinando as características clínicas, prevalência e correlação com possíveis fatores agravantes. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, em que 24 pacientes, com 49 LPP, foram avaliados por questionários contendo dados demográficos e clínicos. A dimensão espacial das LPP foi obtida pelo software ImageProPlus. A análise estatística foi realizada pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: A maioria dos indivíduos com LPP encontrava-se internada na Clínica Médica (62,5%), sendo constituída por homens (79,2%) com faixa etária entre 5 e 59 anos (54,2%). Grande parte dos pacientes evidenciou apenas uma LPP (54,2%), localizada em membros inferiores (28,6%), relacionadas com patologias neurológicas (41,7%) e maior tempo de internação (66,7%). Os estágios 3 e 4 de lesão foram os mais frequentes. Conclusão: A observação de LPP permite inferir a real necessidade da elaboração de projetos que atuem na profilaxia da gênese e/ou agravamento das lesões, sobretudo em uma população masculina, internada na clínica médica e com estágios mais graves de lesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Fisioterapeuta pela UFRN, Mestre pela UFRN, Doutora em Biotecnologia pela UFAM, Docente do Curso de Fisioterapia da UFAM.

Ana Cláudia dos Santos Rocha, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Tiótrefis Gomes Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-07-02

Como Citar

Mendonça, A. S. G. B., Rocha, A. C. dos S., & Fernandes, T. G. (2018). Perfil epidemiológico e clínico de pacientes internados com lesão por pressão em hospital de referência no Amazonas. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(3), 253-260. https://doi.org/10.17058/reci.v8i3.11857

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL