Profile of patients presenting hospital-acquired infection at intensive care units of public hospitals

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v10i4.13103

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Traçar o perfil dos pacientes com infecção hospitalar na Unidade de Terapia Intensiva Adulto de um hospital público do DF. Método: Estudo do tipo retrospectivo, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados diretamente do prontuário eletrônico dos pacientes. Resultados: foram encontrados 51 pacientes com infecção hospitalar, predominantes do sexo masculino, idosos, sendo que 24 pacientes são oriundos do próprio hospital, 21 de outros hospitais e 06 das UPAS. O principal motivo da internação foi clínico, com percentual de 76,4%. Em relação à topografia, 23 pacientes apresentaram quadro de pneumonia e 18 infecção do trato urinário ITU. O tempo médio de internação foi de 31 dias, o índice de mortalidade foi de 37,2%. Conclusões: Tão importante quanto o investimento em tecnologia de ponta em tratamento intensivo, o conhecimento do perfil dos doentes críticos é uma necessidade que se impõe, podendo auxiliar o enfermeiro nas diretrizes das admissões, diagnostico de enfermagem e altas dessa unidade. Descritores: Infecção Hospitalar; Unidade de Terapia Intensiva; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Zulte de Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Fisioterapeuta. Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional e Dermatofuncional. Docente da pós graduação em Saúde Estética - IEES Palmas - TO e Euroamérica Goiânia- GO e da graduação em Estética e Cosmética no Centro Universitário Instituto de Ensino Superior de Brasília IESB e Centro Universitário de Brasília -UNICEUB - Brasília - DF, Brasil.

Maria Liz Cunha de Oliveira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Enfermeira. Mestre em Educação e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília- UNB . Professora /Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília -UCB e do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde – ESCS. Brasília - DF, Brasil.

Fabio Rodrigo Galvão Cardoso, Universidade Católica de Brasília - UCB

Graduado em Enfermagem pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Trabalha atualmente como enfermeiro Responsável Técnico na empresa CLINFEC – Clínica de Infectologia e Centro de Infusão. Brasília - DF, Brasil.

Suzi Stéfanne Siqueira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Trabalha como enfermeira plena assistencial pela empresa ESHO - Empresa de Serviços Hospitalares. Brasília - DF, Brasil.

Publicado

2021-01-28

Como Citar

de Oliveira, A. Z., de Oliveira, M. L. C., Cardoso, F. R. G., & Siqueira, S. S. (2021). Profile of patients presenting hospital-acquired infection at intensive care units of public hospitals. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 10(4). https://doi.org/10.17058/reci.v10i4.13103

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL